Pesquisa e Inovação

UPF realiza o curso Diagnóstico Microbiológico de Patógenos Respiratórios na Suinocultura

09/12/2016

15:06

Por: Caroline Simor

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Laboratório de Microbiologia e Imunologia, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, promove mais um momento de formação e capacitação. Nos dias 12 e 13 de dezembro acontece o curso “Diagnóstico Microbiológico de Patógenos Respiratórios na Suinocultura”, também vinculado ao projeto “Profilaxia e diagnóstico de infecções e contaminações de carnes como estratégia para aumentar a segurança alimentar", financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do estado do RS. As atividades teóricas acontecem no prédio G3, Faculdade de Agronomia, as técnicas de necropsia ocorrem no Setor de Patologia do Hospital Veterinário e as atividades laboratoriais ocorrem no Laboratório de Microbiologia.

Segundo o professor Dr. Luiz Carlos Kreutz, coordenador do evento, o curso será teórico prático e tem por objetivo capacitar médicos veterinários que trabalham com suínos para a identificação de lesões, coleta de material e identificação dos principais patógenos respiratórios endêmicos na suinocultura.

Ele ressalta que a suinocultura é uma das atividades pecuárias mais importantes na região. No entanto, a ocorrência de enfermidades bacterianas e virais representa uma ameaça constante à produtividade e coloca em risco a atividade, pois além da mortalidade, reduz significativamente o ganho de peso dos animais durante o crescimento e terminação. Com isso, os animais consomem mais alimentos e produzem menos carne. “O curso proposto almeja contribuir para a capacitação de médicos veterinários para a identificação das enfermidades e para a coleta e remessa de material adequado para laboratórios capacitados para o diagnóstico dessas enfermidades. Com o diagnóstico correto, é possível corrigir falhas de manejo, aplicar as vacinas corretas e, quando necessário, fazer o tratamento com os medicamentos mais eficazes”, pontua.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail ppgbioexp@upf.br.