Ensino

UPF promove Seminário Cidades do Século XXI

25/05/2018

16:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Debates e apresentações de trabalhos sob diferentes olhares sobre as cidades integram seminário que é promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo

A Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade Engenharia e Arquitetura (UPF/Fear), e do curso de Arquitetura e Urbanismo está promovendo a terceira edição do seminário “Cidades do Século XXI – Um novo olhar sobre a cidade”. O evento iniciou na noite de quinta-feira, 24 de maio, no auditório da Fear, com apresentação de trabalhos. Estiveram presentes no evento o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Carlos Leonardo Sgari Szilagyi; o coordenador do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc), Luiz Roberto Medeiros Gosch; a coordenadora do seminário promovido pelo projeto de extensão VivA!emau – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, professora Carla Portal Vasconcellos. 

Conforme Szilagyi, o seminário é um importante espaço para análise e discussão das cidades no panorama dos arquitetos urbanistas. “Enquanto coordenador do curso, fico muito feliz pelo comprometimento dos colegas e alunos em criar iniciativas como essa, promovendo debates tão interessantes em um tema que envolve 70% da população mundial. Como a cidade e a arquitetura vão dar conta desses novos desafios, é algo a ser discutido, por isso esse debate só tende a enriquecer o trabalho do arquiteto urbanista na busca pela solução de problemas”, observou. 

O seminário que segue ocorrendo ao longo de todo o dia nesta sexta-feira, 25 de maio, conta com apresentação de 15 trabalhos que foram avaliados e previamente selecionados por um comitê. Participam da apresentação trabalhos estudantes de outras instituições de ensino, assim como de outras áreas do conhecimento, mas que tem relação com a proposta do evento. “Não é um espaço somente para arquitetos urbanistas, mas de encontro com múltiplos olhares sobre a cidade, por meio de historiadores e geógrafos que tem trabalhos com interface das cidades. Ter esse espaço de convergência é importante para que consigamos entender, que a cidade não é um campo de conhecimento específico do arquiteto urbanismo, que precisamos de colaborações para além do edificado, entendendo as outras relações que se dão no espaço da cidade”, destacou a professora Carla.

Arquiteto Sem Fronteiras
Entre os trabalhos selecionados, três foram produzidos por alunos da UPF que participaram de um curso promovido pelo Instituto Universitário de Lisboa, Arquiteto Sem Fronteiras e Câmara Municipal de Lisboa. Em janeiro deste ano, acadêmicos da UPF participaram de um curso em Portugal voltado a profissão. “O Arquiteto Sem Fronteiras foi o grande promotor desse curso, que é para formar pessoas para atuar de uma forma colaborativa com a comunidade. Participei como aluna também e foi uma experiência incrível”, relatou a professora.