Geral

UPF promove programação paralela à Aula Magna

19/02/2018

17:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Palestras e oficinas são realizadas nas Faculdades de Medicina, Odontologia e Educação

A Universidade de Passo Fundo, por meio da Vice-Reitoria de Graduação (UPF/VREAC), está promovendo programação paralela à Aula Magna, evento que promove a integração e a formação dos professores da Universidade. Na manhã dessa segunda-feira, 19 de fevereiro, os docentes da Faculdade de Medicina (FM) assistiram a uma palestra com o professor Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia, que falou sobre “Inovar a educação médica: modelos pedagógicos para competência tecnológica crítica e qualidade no cuidado em saúde”.

No período da tarde, as atividades foram conduzidas pela coordenadora de Extensão da FM, professora Me. Cristiane Barelli, pelo coordenador do curso de Medicina, Dr. José Ivo Scherer, e pela professora Dra. Carla Crivellaro Gonçalves. De acordo com o diretor da FM, professor Gilberto Bortolini, a atividade promove a formação continuada dos docentes. “O foco da FM, após várias transformações que ocorreram na estrutura física da unidade e nos projetos pedagógicos e tendo por base as avaliações do MEC e a Avaliação das Escolas Médicas, é a formação docente. Assim, estamos realizando oficinas para tentar padronizar e atualizar não somente as ementas dos projetos pedagógicos, mas também as novas metodologias ativas a serem impostas de uma maneira mais uniforme e como sistema de avaliação. Essa é a grande novidade para os próximos anos, o grande trabalho a ser feito pela FM”, destacou.

Conforme o professor Scherer, a oficina será realizada em diferentes turnos também na terça-feira, 20 de fevereiro, com o intuito de atingir todos os professores do curso, cujo colegiado conta com aproximadamente 130 docentes. “Esse processo de formação pedagógica é contínuo e, por isso, dividimos em grupos de trabalho por disciplinas para revisar as ementas, planos de ensino, bibliográficas, para que possamos fazer a readequação do projeto pedagógico do curso, atuando também com a interdisciplinaridade”, explicou.

A Aula Magna promovida para todos os docentes da UPF acontece a partir das 19h desta segunda-feira, 19 de fevereiro, no Centro de Eventos da UPF, com a presença do professor Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho, que abordará a temática “O que é Universidade? Desafios para uma instituição em permanente mudança”. 

Formação continuada segue nas unidades acadêmicas 

Na terça-feira, 20 de fevereiro, a partir das 15h, o convidado estará na Faculdade de Odontologia (FO) falando sobre “Inovações curriculares, formação interdisciplinar e qualidade no cuidado em saúde: desafios na universidade brasileira”. 

Na quarta-feira, 21 de fevereiro, a programação inicia às 8h no auditório da FO, com uma Mesa Redonda com diretores, coordenadores de curso, NDE, Fundação e gestores. A atividade contará com a presença do professor Dr. Naomar e dos convidados Solange Maria Longhi, Edison Alencar Casagranda e Agenor Dias de Meira Junior, que debaterão o tema “A universidade no mundo e no Brasil: os sentidos da mudança permanente”. 

No mesmo dia, a partir das 14h, na Sala da Pós do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGEdu/Faed), o professor Dr. Naomar participará do “Encontro com a equipe da internacionalização: a quarta missão da universidade no mundo e no Brasil: os sentidos da mudança permanente”. 

A Aula Magna, assim como sua programação paralela, promove estudo e reflexão, sensibilizando os professores para reavaliação da práxis pedagógica, promovendo a formação continuada e a qualidade do ensino na UPF. 

Reitor recebe a visita do Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho

Na manhã desta segunda-feira, 19 de fevereiro, o palestrante Dr. Naomar Monteiro de Almeida Filho foi recebido pelo reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza. Participaram do encontro a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari; o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos; a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, e o coordenador do PPGEdu, professor Dr.  Claudio Dalbosco.