Ensino

UPF promove palestra sobre permacultura

22/03/2017

17:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Evento aconteceu na segunda-feira, 20 de março, no anfiteatro da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) recebeu, na última segunda-feira, 20 de março, a visita do professor Dr. da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Arthur Nanni. Na ocasião, o professor ministrou uma palestra sobre o tema “O que é permacultura?”, destinada aos acadêmicos e à comunidade em geral. O evento aconteceu no anfiteatro do prédio da FAMV. 

O debate marcou o início da Oficina de Sistematização dos Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs) do RS, que foi realizada na FAMV, nos dias 21 e 22 de março. A oficina foi uma ação conjunta do NEA/UPF e da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA).

Arthur Nanni é professor de Geografia da UFSC, onde atua no NEPerma. Durante a palestra, Nanni explicou o que é a permacultura e como é desenvolvido esse sistema. Segundo ele, o tema começou a se desenvolver ainda na década de 1970, quando a Austrália enfrentou problemas ambientais e falta de comida. “Para mim, a melhor definição de permacultura é a ciência do planejamento de assentamentos humanos autossustentáveis que evoluem naturalmente um relacionamento dinâmico com o ambiente ao seu redor”, explicou. 

Nanni enfatizou ainda os princípios éticos da permacultura, que são cuidar da terra, cuidar das pessoas e animais e a partilha justa. Na opinião dele, o principal desafio que temos é compreender que somos parte de um processo. “Para se praticar a permacultura, não adianta plantar de forma adequada, tem que ter moradia adequada, relações adequadas. Vivemos em uma civilização muito competitiva e fomos premiados com uma vida. Precisamos entender que estamos aqui para celebrar isso”, pontuou.

Participaram da palestra a Rede Safas, do Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma) da UFSC, do Grupo de Agroecologia de Pelotas, do Grupo Juçara de Agroecologia do Paraná e da Rede de Grupos de Agroecologia do Brasil (REGA).