Ensino

UPF promove Minicurso de Aromas

16/01/2018

16:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Participantes têm a oportunidade de conhecer as potencialidades dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, além da infraestrutura da UPF

Com o objetivo de promover o conhecimento e de oportunizar que a comunidade conheça a infraestrutura da Universidade de Passo Fundo (UPF), os cursos de Engenharia de Alimentos e de Engenharia Química estão promovendo o Minicurso de Aromas.  Nessa terça-feira, 16 de janeiro, um grupo formado por acadêmicos, estudantes e pais participou da atividade realizada nos laboratórios do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque). 

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Química, professora Dra. Vera Maria Rodrigues, o curso ensina a extrair essência de frutos e flores para produção de aromas para casa. Além disso, tem a intenção de motivar os alunos a conhecerem melhor os cursos, apresentando também um pouco do trabalho dos engenheiros químicos. “Demostramos que a nossa realidade do dia a dia não está muito distante do que estudamos na graduação, onde estudamos a parte química, de processos, aromas, verificar quantos desses aromas estão presentes no nosso cotidiano, na culinária, nos perfumes, cremes e sabonetes que usamos”, observou.

O Minicurso de Aromas é gratuito e aberto a toda a comunidade, oportunizando que todos possam conhecer um pouco mais sobre o tema. “Estou participando do curso de aromas por curiosidade e também por convite de uma amiga, mas vou ingressar no curso de Ciências da Computação aqui na Universidade mesmo”, contou Andressa Lamaison Antunes de  17 anos. 

A atividade também proporciona que os vestibulandos que ingressarão nesse semestre nos cursos de Engenharia Química e de Alimentos possam integrar-se com professores e com a infraestrutura da UPF. “Tive uma grande dificuldade para escolher o curso no ano passado porque sou boa em várias áreas, mas nunca tinha uma específica. Então, quando conheci o curso de Engenharia Química, vi que ele é abrangente e abre diversas portas, por isso vou começar neste ano a graduação”, disse Gabriele Nadal Biolchi de 17 anos. 

UPF Parque: um dos diferenciais para o ensino
Inaugurado em 2013, o UPF Parque promove inovação e tecnologia, aproximando   Universidade, pesquisadores e empresas. Os participantes do curso conheceram a infraestrutura do Parque, onde foram destacadas as potencialidades que os cursos têm e as oportunidades que a Universidade oferece tanto na formação quanto na iniciação científica, na pesquisa e na extensão. “O Parque Cientifico e Tecnológico é um diferencial na nossa região, poucas instituições têm a infraestrutura e a qualidade de laboratórios que temos. É importante que os alunos conheçam essa estrutura e que saibam que essas oportunidades eles só teriam se fossem para países de primeiro mundo, no entanto, aqui, no interior do Rio Grande do Sul, na UPF, eles têm acesso a toda essa estrutura. O UPF Parque colocou à disposição do curso de Engenharia Química um rol de equipamentos de ponta, de tecnologia e inovações. Nossa infraestrutura, hoje, é quase completa e estamos muito satisfeitos. Temos a plena convicção de que dispomos de uma estrutura fantástica para oferecer aos nossos alunos”, finalizou a professora Vera. 

Minicurso de Aromas
Na quarta-feira, 17 de janeiro, a partir das 18h30min, no Módulo II do UPF Parque, ocorre mais uma edição do Minicurso de Aromas. Mais informações pelo telefone (54) 3316-8490 ou pelo e-mail engquimica@upf.br.