Ensino

UPF promove eventos nas áreas de Física, Química e Matemática

25/08/2016

11:33

Por: Assessoria de Imprensa

II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e I Encontro Pibid Física-RS ocorrem nos dias 1º e 2 de setembro

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e o Pibid Física UPF promovem, nos dias 1º e 2 de setembro, a II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e o I Encontro Pibid Física-RS. Constituídos de uma programação de palestras, mesas-redondas e comunicações-orais, os eventos acontecerão nas dependências do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), prédios B2 e B5, Campus I.  

No dia 1º de setembro, as atividades iniciarão às 14h, com a palestra “Retrato do Pibid Física-RS”, que será proferida por Luiz Marcelo Darroz (UPF). Às 16h, ocorre a mesa-redonda “Informática educativa”, a ser coordenada por Marco Antonio Sandini Trentin (UPF), com a participação de Lucas Vanini (IFSul), Rejane Maria Ghisolfi da Silva (URI) e Leonardo Heidermann (UFRGS). Por fim, às 18h, pôsteres serão apresentados, e, às 19h30min, começa a conferência “Metodologias ativas no ensino de Ciências e Matemática”, com Ives Solano Araujo (UFRGS).

Já no dia 2 de setembro, a partir das 8h30min, será desenvolvido o painel “Produtos educacionais nos mestrados profissionais”, mediado por Ives Solano Araujo (UFRGS), com os painelistas Eniz Conceição Oliveira (Univates), Eliane Angela Veit (UFRGS) e Francisco Roberto Pinto Mattos (UERJ). No turno da tarde, às 14h, acontece a mesa-redonda com os coordenadores da área de Física do Pibid.

Também, no decorrer dos eventos, serão realizadas comunicações orais sobre a validação de produtos educacionais. Os horários podem ser encontrados no site www.mostragaucha.upf.br.

Inscrições
Professores das redes de ensino, estudantes de graduação, docentes e discentes dos mestrados profissionais terão a oportunidade de pensar sua prática pedagógica, de modo a buscar alternativas para o processo de ensino e aprendizagem de suas disciplinas escolares. Interessados em participar devem fazer a inscrição até 1º de setembro, no endereço eletrônico da Mostra, ao custo de R$ 20,00.

A II Mostra Gaúcha de Validação de Produtos Educacionais e o I Encontro Pibid Física-RS buscam apresentar, avaliar e validar produtos educacionais relacionados a práticas educativas desenvolvidas no contexto escolar nas áreas de Física, Química e Matemática. Além disso, têm como objetivo refletir sobre ações pedagógicas construídas e executadas no âmbito do Pibid Física no estado do Rio Grande do Sul.