Geral

UPF promove curso de Produção de Queijo

26/02/2018

15:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Qualificação é ofertada a profissionais da indústria de laticínios e a alunos, em parceria com a empresa Global Foods e DSM

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Engenharia de Alimentos, promove, de 19 a 22 de março, no Centro de Pesquisa em Alimentos (Cepa), o curso de extensão Tecnologia de Produção de Queijos. Ofertada por meio de uma parceria da Universidade com as empresas Global Foods e DSM, a qualificação é direcionada a profissionais da indústria de laticínios e a acadêmicos da UPF. 

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia de Alimentos, professor Dr. Jeferson Piccin, o curso ocorrerá no período da manhã e da tarde. “É um curso de formação profissional. A Universidade está inserida na comunidade, ofertando a formação para os alunos, mas também para a comunidade, de modo que os profissionais que já trabalham na área tenham acesso ao melhoramento da técnica”, disse. 

Já ocorreram duas edições anteriores do curso, com a presença de alunos de outros estados, como Mato Grosso e Paraná, e também de outros países, como Paraguai. “No curso, são apresentadas técnicas que, muitas vezes, por falta de tempo, não são desenvolvidas na íntegra durante a graduação, sendo uma oportunidade para os acadêmicos participantes da formação e para os profissionais da área melhorarem a qualidade dos produtos que suas empresas já produzem, ou até mesmo para desenvolverem outros produtos”, disse o professor Dr. Vandré Brião. 

Ainda de acordo com Piccin, a maior parte do curso é realizada de forma prática, por isso, a importância do Cepa, que oferece um laboratório qualificado aos acadêmicos. “São 20 vagas destinadas a profissionais que atuam em empresas e cinco para alunos da UPF, promovendo a integração dos profissionais com os alunos, apresentando novas tecnologias”, finalizou. 

O curso de extensão contará com a presença de palestrantes experientes no ramo de laticínios: Cláudio Costa, Jaime Dietrich, Jansen Torres, Juan Ballestrino, Luidson Castro, Mateus Ottomar e Rhuan Castro. “A escolha da UPF para a promoção do curso se deu, primeiramente, em razão de sua posição geográfica, eis que a Instituição está inserida em uma região gaúcha na qual há uma série de laticínios, que têm a necessidade de aprimoramento técnico. Segundo, pelo trabalho de cooperação e pela infraestrutura oferecidos, e, terceiro, porque temos esse trabalho de cooperação há mais de 10 anos e o índice de satisfação dos participantes é de mais de 95%, o que demonstra a qualidade da formação”, disse o diretor de negócios da empresa Global Foods, Jaime Dietrich 

Inscrições
As vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e devem ser solicitadas por meio do e-mail marketing@globalfood.com.br.

Programação
Dia 19 de março
14h – Boas-vindas e apresentação das empresas
14h45min – Tendências de mercado e evolução do mercado de queijos no Brasil e no mundo
16h – Conceitos básicos na produção de queijos
16h45min – Conceitos de boas práticas de fabricação

Dia 20 de março
8h – Aspectos fundamentais da qualidade do leite para a produção de queijos
Das 9h às 12h – Processos de produção de queijos Muçarela e Tropical
Das 14h às 17h30min – Aula prática de produção de queijos Muçarela e Tropical

Dia 21 de março
8h – Processo de Produção de queijos Prato e Colonial
Das 9h45min às 11h – Aspectos críticos e defeitos na produção de queijo Muçarela
Das 11h às 12h – Process Scan
Das 12h às 12h30min – Produção de queijos Sem Lactose
Das 14h às 17h30min – Aula prática: Filagem; problemas de coagulação e corte; cinética das fermentações; pinturas para agregar valor

Dia 22 de março
8h – Controle monitoramento fágico
9h – Principais problemas e defeitos na produção de queijos Colonial e Prato
10h – Tecnologia para controle de mofos e leveduras e maturação de queijos
11h30min – Inovações tecnológicas – equipamentos e processo
14h – Metodologia de análise de rendimento
16h – Avaliação
17h30min – Entrega certificados