Ensino

UPF promove Ciclo de Palestras

27/10/2017

15:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

Cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química promoveram palestra sobre o carvão mineral

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, promoveu na noite de quinta-feira, 26 de outubro, o projeto Ciclo de Palestras. Realizada em uma sala de aula da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), a edição contou com a participação do professor da Unoesc, Dr. Jean Carlos dos Santos Menezes, que falou sobre a produção de carvão mineral no Brasil e a obtenção de subprodutos do carvão. 

De acordo com Menezes, no Brasil a mineração de carvão é relativamente pequena comparada a outros países, contudo o setor emprega um grande número de profissionais. “O carvão continua sendo a principal fonte de energia utilizada no globo para geração de energia elétrica, mas além disso ele movimenta uma série de outras indústrias, como do aço, e de produção de produtos químicos que são criados a partir do carvão mineral, diferenciando do carvão vegetal que utilizamos para o churrasco”, explicou.

A indústria química e carboquímica é um campo de atuação que emprega muitos engenheiros químicos, com isso, segundo Menezes, os acadêmicos devem compreender que são formados para o mundo tendo um amplo campo de atuação no mercado. “Essas palestras são importantes para ampliar o nível do conhecimento do aluno, trazendo profissionais de fora que interagem com os acadêmicos. Os alunos têm uma disciplina que se chama Fontes de Energia, dessa forma podem se aprofundar mais no assunto, com a questão energética”, destacou a coordenadora do curso de Engenharia Química, professora Dra. Vera Maria Rodrigues.