Extensão

UPF promove bate-papo sobre o Projeto Rondon

08/09/2017

17:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF) promoveu, no dia 31 de agosto, um bate-papo sobre o Projeto Rondon. As acadêmicas do curso Sandrine Slongo e Caroline Vicenzi relataram suas experiências durante a Operação Cinquentenário, que aconteceu de 3 a 23 de julho. A Operação comemorou os 50 anos do projeto na terra natal do Marechal Rondon, conhecido como Marechal da Paz.

De acordo com Caroline, um grupo composto por acadêmicos de diferentes cursos viajou até Porto Velho, onde visitaram as comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Madeira. “Éramos em duas equipes de trabalho, da UPF e da Unilasalle de Niterói-RJ. Tivemos o apoio da Marinha do Brasil, Exército e Aeronáutica”, contou. 

O grupo viajou com o avião da Força Aérea Brasileira, Boeing 767, o mesmo utilizado para transportar as tropas brasileiras para a missão no Haiti. “Foi uma experiência sensacional! Voltaria mil vezes! O projeto Rondon transformou a minha vida, me fez valorizar coisas que antes eu não valorizava, desde um banho quente até um abraço de família. Na minha percepção, o objetivo do projeto foi alcançado. A mudança do aluno universitário é altamente perceptível”, destacou Caroline.

De acordo com Caroline, o Projeto Rondon proporcionou uma nova visão de mundo, constituindo-se como uma oportunidade importante para os participantes. “Debater sobre o projeto é de suma importância para levar aos alunos o conhecimento e a possibilidade de participação. Além de tudo, tem aquilo que o projeto é capaz de proporcionar: uma escola com muitos km de extensão! Trazer uma realidade que não estamos acostumados a enxergar, uma vez que vivemos em uma região de fartura”, finalizou.