Geral

UPF promove atividade em alusão ao Dia do Psicólogo

25/08/2016

17:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O curso de Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) promove, nesta quinta-feira, 25 de agosto, uma atividade em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado no dia 27 de agosto. A abertura da Semana do Psicólogo foi realizada na tarde desta quinta-feira, no auditório da Faculdade de Odontologia, com um painel sobre “Psicologia, cognição e emoção”, ministrado pelos professores da UPF, Me. Bruno Novello e Me. Vanisa Viapiana, mediado pelo professor Dr. Francisco Santos Filho. 


Abertura das atividades da Semana do Psicólogo aconteceu na tarde desta quinta-feira


A solenidade de abertura contou com a presença da coordenadora do curso de Psicologia, Me. Dirce Teresinha Tatsch; da psicóloga e secretária adjunta da Saúde de Passo Fundo, Eliana Sardi Bortolon; da representante do Conselho Regional de Psicologia do RS (CRP/RS), Ana Paula Ferraz; e da professora do curso de Psicologia Me. Maristela Piva. 

A coordenadora do CRP/RS destacou a contribuição da profissão do psicólogo na sociedade, que trabalha para produzir encontros, ligar pessoas e tecer possibilidades. “Desejo que possamos continuar a abrir possibilidades de ser e viver na sociedade neste mundo que é tão complexo e cheio de diversidades”, salientou Ana Paula.

A importância de o psicólogo atender o outro em sua singularidade foi enfatizada pela secretária adjunta da Saúde. “A nossa maior contribuição como profissional é poder olhar para a singularidade do sujeito, olhar como único”, ressaltou Eliana.

O curso de Psicologia da UPF comemora, neste ano, 38 anos de história. No próximo dia 27, além de se comemorar o Dia do Psicólogo, a data também marca os 56 anos de regulamentação da profissão. “Nas atividades promovidas nesta semana, nossos novos colegas professores –  egressos do curso na UPF – compartilham conosco e com os alunos as suas experiências nas pesquisas de dissertação de mestrado ou de tese de doutorado. É motivo de orgulho trazer a prata da casa para falar para a nossa comunidade acadêmica”, enfatizou a coordenadora do curso de Psicologia.

Na noite desta quinta-feira, o painel é sobre “Pesquisas em psicologia na infância e nos processos do desenvolvimento infantil”, com os professores convidados Dra. Cláudia Sanini e Me. Paula Mesquita, com mediação da professora Me. Helenita Ferrari. Durante a abertura das atividades da noite, a vice-reitora de Graduação da UPF, Rosani Sgari, que é da área de Psicologia, manifestou o seu apreço pelos colegas de profissão e destacou a importância do curso de Psicologia. "O curso de Psicologia, que completa 38 anos, tem experiência, desenvolvimento e maturidade. Construímos um curso que a sociedade merece. Comemoramos o aniversário do curso, mas também celebramos a vida de todos vocês", declarou Rosani.

O grupo de Choro da UPF, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, realizou uma apresentação na abertura das atividades da noite.