Pesquisa e Inovação

UPF Parque e unidades acadêmicas promovem Startup Day

17/10/2016

18:04

Por: Assessoria de Imprensa

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), juntamente com a Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) e o Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), promove o UPF Parque Startup Day. A atividade conta com o apoio da Empresa Júnior (FeacJr), do Diretório Central de Estudantes (DCE) e do Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque). A programação acontece nos dias 18 e 19 de novembro, no módulo III do Parque, prédio Y5, Campus I.

O evento se constitui como um projeto multidisciplinar, envolvendo alunos e profissionais das mais variadas áreas, com foco na inovação, no qual cada equipe terá 24 horas para desenvolver um novo negócio, abordando questões como geração de emprego e renda, sustentabilidade e responsabilidade social. O propósito central é incentivar o desenvolvimento da visão empreendedora dos participantes. 

De acordo com o professor da UPF Anderson Neckel, coordenador da atividade, o encontro também objetiva potencializar a capacidade empreendedora nos alunos participantes, proporcionando um cenário de discussão, relacionando a teoria com atividades práticas. Além disso, Neckel destaca que o evento vai oportunizar a integração de alunos, professores e empresários, ampliando a visão sobre o empreendedorismo. “Queremos proporcionar um momento de criação de novos empreendimentos e possíveis soluções que possam atender às necessidades e às demandas de toda a região de abrangência da Universidade”, pontua. A coordenação do evento também conta com a participação dos professores Juliana Kurek e Roberto Rabello.

Metodologia 
O evento terá quatro modalidades de participação para o público: 

Modalidade 1 - Competição: podem participar alunos de todos os cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. 

Modalidade 2 - Participação como facilitador: a participação será de professores que ministram as disciplinas de empreendedorismo, e representantes das empresas incubadas e residentes da Incubadora do UPF Parque. 

Modalidade 3 - Participação como mentor: acadêmicos dos cursos de Administração, Engenharia de Produção e Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também poderão ser mentores os colaboradores das empresas júniores parceiras do evento, desde que estejam instaladas na Universidade de Passo Fundo. 

Modalidade 4 - Participação como jurado: representante do UPFParque, da UPFTec, do Polo Sul e APL, Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo.

Programação 
A programação inicia às 20h, com o credenciamento. Às 22h, será a abertura oficial. Às 22h30min, acontece um painel de Design Thinking para a criação das equipes. O evento se estende até as 22h do dia seguinte, e haverá muita interação entre os participantes e um ambiente cheio de novidades para o desenvolvimento de seus projetos. 

Informações importantes 
As inscrições iniciam no dia 17 de outubro e seguem até 5 de novembro. Para a modalidade Competição, o investimento é de R$ 20,00 por aluno. Nas modalidades Facilitador, Mentor e Jurado, o acesso é gratuito. As inscrições serão realizadas na FeacJr, localizada no subsolo do prédio da Feac, Campus I. As vagas são limitadas.