Notícias UPF

UPF oferece seminário gratuito de atualização para professores

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Gelsoli Casagrande

Evento reforça o compromisso da Instituição com a formação e a educação continuada de profissionais de todas as áreas do conhecimento

Mais antiga Instituição de Ensino Superior da região Norte do estado, a Universidade de Passo Fundo conta com um grande número de estudantes e uma ampla oferta de cursos. Sua missão de produzir e difundir conhecimentos que promovam a melhoria da qualidade de vida e formar cidadãos competentes, com postura crítica, ética e humanista, preparados para atuarem como agentes transformadores, é assumida também por meio do compromisso com a formação de professores. Para isso, a UPF oferece, entre outras ações, o Seminário de Atualização Pedagógica para Professores da Educação Básica (Semape), evento que está com inscrições abertas e acontece nos dias 24 e 25 de maio no Centro de Eventos, Campus I.

Com uma oferta de 13 cursos de licenciatura, esse compromisso da Instituição é traduzido sob diversas formas, desde o investimento na qualificação do corpo docente, com alto número de mestres e doutores, até o incentivo na formação de futuros professores. Esse apoio inicia com o vestibular, que oferece gratuidade na inscrição para os candidatos aos cursos de licenciatura, e tem continuidade com a concessão de bolsas, como a Bolsa FUPF, que concede 50% de desconto aos candidatos que atendem às condições do edital específico.  

Outro cuidado que a UPF tem é o constante aprimoramento dos cursos, atitude que vem sendo tomada desde a publicação da Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada, quando os cursos de licenciatura da UPF iniciaram um importante processo de reforma curricular. “Esse processo envolveu estudos e discussões sobre formação docente, currículo, interdisciplinaridade, transversalização da pesquisa e da extensão, dentre outros temas, e possibilitou, além da modernização dos currículos, a constituição de um espaço dinâmico de formação continuada aos docentes dos cursos de licenciatura, que se manterá ativo com ações da Coordenadoria das Licenciaturas (Coorlicen), recentemente instalada”, destaca a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari. 

Formação continuada
O compromisso com a formação docente se materializa também por meio da formação continuada. Desde 2009, a Vice-Reitoria de Graduação da UPF planeja e promove, em conjunto com a Área de Prática de Ensino e Estágios, o Semape. Desde então, já aconteceram oito edições. Os eventos são oferecidos, sempre gratuitamente, a professores da educação básica da região de abrangência da UPF, bem como a egressos e a acadêmicos da Instituição, em especial aqueles dos cursos de licenciatura. 

A edição deste ano conta com duas conferências, ministradas por convidados externos e internos, com renomada experiência sobre a temática do evento: Criatividade no ensinar e no aprender. Além disso, a programação conta com comunicações orais – relatos de experiências exitosas de professores da educação básica e de alunos bolsistas de pesquisa e de extensão – e mais de 50 minicursos, ministrados pelos professores da Instituição, oriundos das mais diferentes áreas do conhecimento. 

Para a professora Rosani, a UPF não pode se omitir em oferecer programas de educação continuada, considerando que a Instituição é referência para os profissionais da região Norte do estado.  “Os professores formados pela UPF sabem que podem retornar a qualquer momento, seja para o Semape, seja para um curso de extensão ou para realizar sua pós-graduação. Uma universidade de qualidade e bem conceituada como a nossa alcançou esse status justamente por manter a preocupação com a formação e a educação continuada de profissionais de todas as áreas do conhecimento, mantendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou a vice-reitora. 

Segundo a coordenadora do Seminário, professora Luciane Sturm, o Semape é um evento esperado pelos professores e estudantes de toda a região, que já têm em seus cronogramas as datas destinadas ao estudo e à reflexão. “São mais de mil pessoas envolvidas num grande evento voltado à qualificação docente. Além disso, é um momento de reencontro de egressos, profissionais e futuros professores, os quais têm na UPF uma referência na formação de professores que fazem a diferença em suas escolas e municípios”, disse. 

Troca de experiências
Além da formação continuada de professores, o Semape também é uma forma de integrar educadores já formados e aqueles que ainda estão em formação, já que junto ao evento acontece o 7º Encontro de Professores e Estagiários das Licenciaturas. Na opinião da vice-reitora, os estudantes em formação necessitam conhecer a realidade das escolas e manter contato constante com a prática, atitude fundamental para a formação de educadores reflexivos e críticos.  Por outro lado, os professores graduados compreendem a necessidade de se manterem atualizados, bem como de compartilhar suas experiências com aqueles que ainda estão se preparando para o mercado de trabalho. “O Semape é também um evento que gera novas ideias e propostas, motivando professores e alunos, que renovam suas práticas, discutem, debatem e voltam para suas escolas com um novo fôlego, dispostos a continuar nessa jornada, que nem sempre é fácil. Essa integração, essa troca de experiências e esse compartilhamento de resultados, sem dúvida alguma, contribuem para o crescimento profissional de todos os envolvidos”, finaliza a professora. 

Programação e inscrições
A programação completa do evento pode ser conferida em www.upf.br/semape/programacao e as inscrições podem ser feitas no site www.upf.br/semape, no link inscrições. O evento é gratuito.