Geral

UPF oferece oportunidades para pessoas com deficiência

02/05/2018

17:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Interessados em vagas de emprego devem realizar cadastro no Portal da Universidade de Passo Fundo

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está sempre em busca de novos talentos que possam agregar e contribuir para o desenvolvimento da Universidade. Com isso, além das oportunidades disponibilizadas conforme a demanda, estão abertas permanentemente vagas para pessoas com deficiência. 

Todas as vagas abertas são informadas no Portal UPF. Pessoas com deficiência podem candidatar-se a qualquer vaga, de acordo com os requisitos mínimos exigidos e divulgados para cada vaga.  “Sempre estamos à procura de profissionais qualificados para ingressar em nossa equipe e as portas estão sempre abertas para todas as pessoas. A UPF valoriza o respeito pela dignidade, pela autonomia individual, pela plena e efetiva participação e inclusão na sociedade e pela igualdade de oportunidades a todos, evidenciando, portanto, que a deficiência é apenas mais uma característica da condição humana”, explicou a supervisora da Seção de Desenvolvimento de Pessoas da Divisão de Recursos Humanos da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Carine Hackenhaar. 

Atualmente, a UPF conta, em seu quadro de funcionários, com cerca de 100 pessoas com deficiência. Uma delas é a auxiliar na secretaria da Educação Física e Fisioterapia, Vitória Somacal, que teve amputada a sua mão esquerda.  “Fui admitida na UPF em janeiro de 2014. Já trabalhava antes com a minha mãe, em uma lancheria, da qual ela é proprietária.  A UPF é como uma família que me acolheu. A Universidade dá muitas chances a quem deseja crescer na empresa. É um local de trabalho leve, tranquilo e que oferece a oportunidade de fazer uma faculdade”, contou Vitória. 

Renata Juliani Peres, portadora de nanismo acondroplásico, também é funcionária da UPF. Foi admitida neste ano e trabalha no Setor de Recrutamento e Seleção da Divisão de Recursos Humanos da UPF. “Antes de vir para a Instituição, trabalhei dois anos e meio em uma empresa de transportes. Estou adorando trabalhar aqui, é uma ótima oportunidade de trabalho e crescimento profissional”, disse.

Processo seletivo

Os candidatos interessados em fazer parte da equipe UPF devem cadastrar seu currículo no site da Universidade, sendo que, no caso de vagas específicas para pessoas com deficiência, é imprescindível o envio do laudo médico atestando sua deficiência. “O processo seletivo não possui diferenciação. É conduzido da mesma forma que os demais processos, buscando ao máximo alinhar as atividades da vaga com as expectativas, habilidades e competências dos candidatos interessados. Quando necessário, são realizadas adaptações no processo seletivo considerando a deficiência do candidato, como por exemplo a participação de um intérprete de Libras, no caso de pessoas surdas. Buscamos atender a todos da melhor maneira possível, considerando as limitações de cada candidato, sendo ele uma pessoa com deficiência ou não”, destacou Carine.

Ainda conforme Carine, independentemente se o novo funcionário apresenta, ou não, deficiência, todos são assistidos por meio de entrevistas de acompanhamento realizadas durante seu período de experiência. “Estamos sempre acompanhando a adaptação e a integração das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, com os colegas e com o gestor. Para quem tem talento e força de vontade, as limitações são apenas desafios a serem superados. Por isso, a Instituição valoriza o trabalho e acredita no potencial de pessoas com deficiência”, enfatizou Carine.

Caso você tenha interesse em fazer parte da Equipe UPF, cadastre seu currículo no site www.upf.br, na área Trabalhe com a UPF > Quero ser funcionário ou estagiário, ou envie seus dados para o e-mail recrutamento@upf.br.  Para mais informações, é possível contatar o Setor de Seleção pelo número (54)3316-8139.