Notícias UPF

UPF lança na Expodireto sua primeira cultivar de batata

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução

A Universidade lança na quinta-feira, 8 de março, às 10h, a cultivar de batata UPFSZ Atlantucha, que tem boa produtividade, resistência a insetos e é ideal para fritura

A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) lança, no dia 8 de março, às 10h, na Expodireto Cotrijal 2018, em Não-Me-Toque, sua primeira cultivar de batata, denominada de UPFSZ Atlantucha. A variedade já está disponível para produtores e compradores interessados em cultivá-la e poderá ser conferida no estande da UPF na Expodireto, no espaço do Laboratório de Biotecnologia Vegetal. 

A batata UPFSZ Atlantucha tem boa produtividade, resistência a insetos e é ideal para fritura. Essa é a primeira cultivar de batata desenvolvida na FAMV/UPF e originou-se do cruzamento das variedades Catucha x Atlantic. O primeiro cruzamento foi realizado há 10 anos e, depois de muitos testes e estudos, a variedade, que já está registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está disponível para o cultivo externo. 

Estão envolvidos no desenvolvimento dessa nova variedade de batata a engenheira agrônoma e professora Dra. Lizete Augustin, a engenheira agrônoma Me. Marilei Suzin, e o laboratorista Clarício Machado dos Santos. 

Características
A cultivar apresenta bom potencial produtivo, com hastes e folhas muito vigorosas, além de um sistema radicular bem desenvolvido, fato que confere uma boa tolerância à escassez de água. É resistente às principais doenças das batatas, como a requeima (Phytophthora infestans) e a Erwinia sp. Além disso, a cultivar desenvolvida pela UPF tem boa resistência ao ataque de insetos-pragas, provavelmente pela pilosidade das suas folhas. 

Aptidão culinária
Um dos diferenciais dessa cultivar é a excelente qualidade para fritura, sendo similar à cultivar Atlantic (padrão internacional em qualidade de processamento industrial). A Atlantucha tem tubérculos com formato oval ideal para fritura em forma de palito. Tem alto teor de massa seca e baixo teor de açucares redutores, que deixam os palitos crocantes e com coloração clara.

Disponibilidade de semente
As sementes da UPFSZ Atlantucha estão disponíveis no Laboratório de Biotecnologia Vegetal da FAMV/UPF, localizada no Campus I da UPF, em Passo Fundo. Informações pelo telefone (54) 3316-8168. As sementes também podem ser adquiridas com o produtor Sérgio Zanette, em Capela São Pio X, Ibiraiaras. O telefone do produtor é (54) 99998-2695.

Outros lançamentos no estande da UPF:

Laboratório de Sementes
O Laboratório de Sementes (LAS) além de dar informações sobre os serviços que o laboratório presta aos agricultores, terá exposição de amostras de sementes e distribuição de material informativo. No dia 7 de março, às 10h, o laboratório fará o lançamento de nova variedade de aveia desenvolvida pela UPF.

UPF Parque
No dia 8 de março, às 11h, ocorrerá o lançamento de uma nova tecnologia da Instituição que está sendo produzida e comercializada pela empresa Z2S Sistemas Automáticos, instalada na IUP incubadora do UPF Parque. Dados da tecnologia: ROV - Sistema Automático de Limpeza para Ordenhadeiras Canalizadas - Este equipamento, realiza todo o processo de limpeza do equipamento de ordenha sem qualquer intervenção humana durante o processo. Além dos processos de limpeza, o ROV realiza um processo de higienização o qual inicia e finaliza automaticamente 30 minutos antes do horário programado para o início da ordenha.