Cultura

UPF lança 6ª temporada do programa Momento Patrimônio

07/08/2017

17:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da UPFTV e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), deu início à 6ª temporada do Programa Momento Patrimônio. Vinculado ao Centro de Cultura Memória e Patrimônio da UPF e coordenado pelo PPGH, o Momento Patrimônio tem como um dos principais objetivos conscientizar a população sobre a importância do patrimônio histórico, cultural e natural de Passo Fundo e região. O lançamento da sexta temporada aconteceu no último dia 4 de agosto, no Teatro Municipal Múcio de Castro, com o lançamento do documentário IdentIDADES do tempo. 

A sexta temporada do programa terá como tema Patrimônio Humano. De acordo com a professora Ironita Policarpo Machado, coordenadora do projeto, o objetivo, com isso, é valorizar o bem cultural mais importante que um lugar pode ter, que é o patrimônio humano. “Ele é o protagonista, que constrói todos os demais patrimônios e entendemos que esse patrimônio humano, todas essas memórias, devem ser também valorizadas e parabenizadas, então, é um momento de celebração da construção dos 160 anos de Passo Fundo”, comentou. 

Presente no evento de lançamento, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin, destacou os 160 anos de Passo Fundo, comemorados nesse dia 7 de agosto, afirmando que celebrar a história da cidade é uma forma de celebrar a história de cada uma das pessoas que ajudou a construí-la. “Penso que esse é o momento em que nós nos sentimos de fato pertencentes a um lugar e isso nos une mais e nos fortalece enquanto humanos, resgatando valores locais, valores regionais, especialmente por meio da história, da fala, do registro e da memória de cada um”, lembrou. 

Para o secretário municipal de cultura, Pedro Almeida, Passo Fundo é uma das cidades mais importantes, mais desenvolvidas e bem sucedidas do Rio Grande do Sul, especialmente por ter um potencial humano que a diferencia e que a coloca em um patamar à frente em todas as áreas. “Nós temos aqui pessoas e profissionais brilhantes em todos os setores, dos mais simples aos mais complexos, porque o ser humano tem muitas faces e pode deixar diferentes legados. O que o Momento Patrimônio nos presenteia nesse momento importante da cidade é justamente essa homenagem às pessoas que fazem a história da cidade e fazem Passo Fundo ser grandiosa como é. 

Programação
As transmissões da 6ª temporada acontecem todas as sextas-feiras no Teatro Múcio de Castro a partir das 19h30min e pela UPF TV, às 22h. Além da exibição dos documentários, o projeto também terá atividades como a visitação ao cemitério da Vera Cruz, um evento para discutir os desafios socioambientais de Passo Fundo, e também o lançamento de livros e de documentários. 
11/08 - Lançamento e projeção do documentário: etniCIDADE
18/08 - Lançamento e projeção do documentário: Não sou passofundense de berço, mas sou de coração
25/08 - Lançamento e projeção do documentário: Passo Fundo nas memórias
01/09 - Lançamento e projeção do documentário: Mãos que desenham a cidade
08/09 - Lançamento e projeção do documentário: FotoGRAFIA da cidade
15/09 - Lançamento e projeção do documentário: RUAlidade desta cidade
22/09 - Lançamento e projeção do documentário: EducaCIDADE: movimentos culturais 
29/09 - Lançamento e projeção do documentário: Trilhando a memória política 
06/10 - Lançamento e projeção do documentário: O que desejo a Passo Fundo hoje?

 

Galeria de Vídeos