Extensão

UPF Lagoa Vermelha inaugura Brinquedoteca Universitária

25/10/2016

08:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Espaço dinâmico é disponibilizado à comunidade como instrumento potencializador do aprendizado. Escolas podem agendar visitação com a secretaria do Campus

Um espaço para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da infância, proporcionando espaço aberto e diversificado que congrega crianças, jovens e adultos, docentes e discentes e a comunidade. Esse é o trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão “Brinquedoteca universitária: laboratório de aprendizagens lúdicas”, vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF) e realizado por meio da Faculdade de Educação e do curso de Pedagogia. O projeto, agora também está implementado na UPF Lagoa Vermelha. A solenidade de inauguração da Brinquedoteca no campus ocorreu na última quinta-feira, dia 13 de outubro, e contou com a presença de professores e alunos. 

A coordenadora adjunta do curso de Pedagogia e da Brinquedoteca em Lagoa Vermelha, professora Luisa Cadorim Facenda, explica que o objetivo principal é o de proporcionar à comunidade interna e externa um espaço dinâmico de ensino, pesquisa e extensão, transversalizado pelo brincar e pela ludicidade, sendo essas potencializadoras do desenvolvimento intelectual, emocional, cultural e social das crianças. “A Brinquedoteca serve para aprimorar a formação profissional de acadêmicos e como formação continuada do corpo docente”, avalia ela, enfatizando que o espaço oportuniza o agendamento de escolas da rede pública e privada de ensino, para participarem das atividades, envolvendo docentes e acadêmicos bolsistas em um espaço específico de aprendizagem. 

Construção coletiva
Durante a inauguração, a professora Luisa fez um agradecimento especial a todos que contribuíram para a concretização desse importante espaço, em especial ao diretor do Campus, professor Adriano Lourensi; à diretora da Faed, professora Eliara Zavieruka Levinski; à coordenadora geral da Pedagogia, professora Adriana Bragagnolo; às professora Sylvana Carpes Moraes e Ilse Vanzin Boeira; e aos funcionários do Campus. Ela também reconheceu os esforços da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Lagoa Vermelha, destacando o apoio e a participação dessa instituição. “O envolvimento, o trabalho coletivo e a parceria são elementos fundamentais para a manutenção e a ampliação das ações da Brinquedoteca”, avalia ela.

A atividade contou com a presença especial de diretoras de escolas de Lagoa Vermelha, alunos do curso de Pedagogia e de professores e alunos do curso de Letras. Para esse momento, foram planejadas várias atividades que potencializam o brincar e o aprender. Houve a apresentação de alunos do curso de Ciências Contábeis, que acolheram a todos por meio de música, voz e violão. 

As alunas do curso de Pedagogia apresentaram uma dramatização a partir da história “Lulota”, escrita pelo professor Eládio Vilmar Weschenfelder, publicada no seu recente livro “Histórias preciosas”. “Consideramos que, ao misturar livros e brinquedos, livros e brincadeiras, a escola realiza um trabalho de sedução das crianças para a leitura, pois, à medida que o livro entra em sua vida, desde muito cedo e de forma prazerosa, desperta seu imaginário e, consequentemente, o desejo de ler”, evidencia a coordenadora. A inauguração também contou com a presença do professor Eládio, que realizou contação de histórias.

A acadêmica Jessica Campos de Andrade é bolsita Paidex do projeto da Brinquedoteca e está atuando no espaço com a construção de jogos pedagógicos, a ambientação do local, a organização de oficinas, e com atividades em caráter experimental aberto à comunidade. Jessica já recebeu algumas turmas de escolas de educação infantil e apresentou aos presentes um pouco do trabalho realizado. O espaço está aberto às escolas, que podem fazer agendamento de visitas em contato com a secretaria do Campus.