Geral

UPF Lagoa Vermelha e Rádio Cacique promovem painel sobre educação financeira e endividamento

23/05/2018

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Lagoa Vermelha, em parceria com a Rádio Cacique, estará promovendo um painel sobre economia com o tema “Educação financeira e endividamento: como organizar o seu orçamento doméstico”, que será abordado pelo professor da Instituição, Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos. A atividade acontece nesta sexta-feira, 25 de maio, a partir das 19h30min, no Anfiteatro da Casa de Cultura de Lagoa Vermelha. O painel ocorre no âmbito da comemoração dos 70 anos da Rádio Cacique, emissora de referência da região, sendo que a UPF se associa a iniciativa nesta data para juntas poderem promover, também, a comemoração do seu cinquentenário.

O painel está vinculado a um projeto radiofônico da Rádio Cacique chamado “Painel Tua Rádio - 70 anos”. O mesmo surgiu diante da necessidade de se debater assuntos importantes do cotidiano dos ouvintes. “A idéia é proporcionar à comunidade lagoense a possibilidade de ouvir especialistas do meio acadêmico universitário sobre temas da atualidade econômica, social e política. Destaca-se que tal parceria entre a UPF e a Rádio Cacique conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Lagoa Vermelha”, comenta Rodrigues.   

A iniciativa acadêmica acontece ainda no âmbito da proposta de curricularização das ações extensionistas da UPF envolvendo a área das ciências sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) que, por meio da disciplina de Sociologia, lecionada nos cursos de Administração e Ciências Contábeis no Campus da UPF em Lagoa Vermelha, tem por objetivo abordar com os alunos a temática socioeconômica proposta pelo projeto de extensão “Educação financeira, endividamento e gestão das finanças pessoais”.

Ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF e coordenado pelo professor Ginez, o projeto está articulado a uma política pública nacional que é a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada por meio do Decreto Presidencial nº 7.397, de dezembro de 2010. A ENEF consiste em uma política pública que reconhece a educação financeira como uma importante ferramenta educacional no sentido de garantir qualidade de vida às pessoas vulnerabilizadas pelo endividamento e pela inadimplência, fortalecendo, desta forma, a cidadania financeira, e promovendo a inclusão social.