Vestibular

UPF investe na qualificação dos projetos pedagógicos

30/10/2017

16:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Vestibular de Verão da UPF oferta cursos com currículos revitalizados

Revisitar os projetos pedagógicos dos cursos, visando à qualificação do percurso formativo a ser vivenciado pelo acadêmico, é uma ação pedagógica importante e necessária, que, sistematicamente, vem sendo realizada na Universidade de Passo Fundo (UPF). Neste semestre letivo, para além da conclusão do processo de reforma curricular de todos os cursos de licenciatura da Instituição, seis cursos de bacharelado e um curso superior de tecnologia também revitalizaram seus projetos pedagógicos.

Os cursos de Bacharelado (B) e CST que ofertam novos currículos no vestibular de verão são: Ciência da Computação (B); Engenharia Ambiental e Sanitária (B); Filosofia (B); Gestão do Agronegócio (CST); Música – Canto (B); Música – Instrumento (B); e Química (B).

De acordo com a coordenadora da Divisão de Ensino de Graduação da UPF, professora Daniela De David Araújo, os bacharelados e CSTs realizaram, junto aos seus colegiados, áreas afins e Unidades, um processo de diagnóstico e avaliação dos Projetos Pedagógicos (PPCs) em andamento, com o intuito de ajustar percursos, qualificar conteúdos e metodologias de ensino, aproximando os currículos, cada vez mais, das necessidades e demandas da profissão e da comunidade.
 
Ainda, para otimizar a implementação dessas mudanças, a UPF desenvolveu um novo sistema informatizado de projetos pedagógicos, a fim de proporcionar uma ferramenta mais atualizada para a elaboração, avaliação, aprovação e importação dos dados deste importante documento, que baliza a trajetória de formação a ser percorrida pelo acadêmico ao longo da graduação.
 
Alteração nas denominações de cursos
Neste processo de reforma curricular, dois cursos tiveram, recentemente, suas denominações alteradas: Engenharia Ambiental e Sanitária (B) e Gestão do Agronegócio (CST). De acordo com a coordenadora da Divisão de Ensino de Graduação, o primeiro curso propôs a alteração na perspectiva de ofertar um currículo mais abrangente, que atendesse, também, às demandas da área Sanitária, ampliando as atribuições do egresso. O segundo curso, por sua vez, apresentou a alteração com o objetivo de alinhar a sua identificação à nova denominação estabelecida pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST - MEC), instituído por meio da Portaria nº 413, de 11 de maio de 2016.

Vestibular de Verão 2018 UPF
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. Nesta edição, estão sendo oferecidos 58 opções de cursos em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade.

A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 13 de novembro. A prova, que acontece no dia 18 de novembro, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, e os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.