Ensino

UPF inicia curso de Gestão Acadêmica

23/04/2018

16:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Curso tem o objetivo de preparar os professores da Instituição para o exercício da função de gestor

A Universidade de Passo Fundo (UPF) deu início, na tarde desta segunda-feira, 23 de abril, ao Curso de Gestão Acadêmica. O Módulo I do curso, que teve como tema “Normativas acadêmicas: conhecer, orientar, concretizar”, ministrado pela professora Daniela De David Araújo, foi realizado na sala 205 da Faculdade de Educação (Faed). Estiveram presentes a vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, e o vice-reitor Administrativo, professor Agenor Dias de Meira Junior, que realizaram a abertura do curso. 

Promovido pelas Vice-Reitorias de Graduação (VRGRAD) e Administrativa (VRADM), pelo Setor de Apoio Pedagógico (SAP) e pela Divisão de Recursos Humanos da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), o curso tem o objetivo de preparar professores para o exercício da função de gestor, a partir da disseminação de conhecimentos e atividades práticas relacionadas à rotina do coordenador. Com carga horária total de 24h, o curso é dividido em oito módulos que serão realizados até o mês de novembro. A atividade é destinada a coordenadores e a membros de NDEs. 

De acordo com o vice-reitor Administrativo, o curso visa formar gestores que tenham conhecimento em gestão acadêmica, em todas as normativas e implicações que envolvem um cargo na estrutura colegiada da Instituição, seja como coordenador, diretor, vice-reitor, reitor ou mesmo participação na Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), por meio do Conselho Diretor. “As pessoas precisam se preocupar em conhecer as normativas, conhecer as implicações das decisões que se toma tanto a nível de gestão trabalhista quanto em nível de gestão tributária e filantrópica, enfim, conhecer as leis do nosso país e também as normativas internas e externas. Esse é o objetivo desse curso: preparar os futuros gestores da nossa Universidade”, explicou o professor Agenor. 

Para a vice-reitora de Graduação, o conhecimento em gestão acadêmica faz toda a diferença no sentido de qualificar os cursos da Instituição. “O coordenador, o diretor que tem as informações necessárias, tem condições de fazer a gestão com clareza e dentro dos aspectos legais internos da Instituição e também no que diz respeito aos aspectos externos, tais como os referentes às normativas do MEC, do Ministério Público e de outros órgãos que têm implicações na educação superior. O coordenador que faz o curso de gestão acadêmica tem maiores habilidades e está mais apto a lidar com a complexidade das questões que envolvem a coordenação, que, na verdade, é o coração dos cursos de graduação”, ressaltou a professora Rosani.