Ensino

UPF figura entre as melhores instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul

22/09/2016

10:22

Por: Caroline Simor

Fotos: Gelsoli Casagrande

Universidade é a sexta melhor do Estado e a 23ª no Brasil entre as instituições privadas. Agronomia aparece em primeira colocação no estado, Medicina em segunda e Medicina Veterinária e Pedagogia em terceira

Mais uma vez, a Universidade de Passo Fundo (UPF) figura no seleto grupo das melhores Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do Rio Grande do Sul. Os dados são apontados no Ranking Universitário da Folha (RUF 2016), divulgado nesta semana. No estado, a Universidade aparece em sexto lugar, e, no Brasil, entre as privadas, em 23º. Ao todo, 33 cursos também foram avaliados. Agronomia aparece em primeira colocação no estado, Medicina em segunda e Medicina Veterinária e Pedagogia em terceira. 

Desde 2012, o RUF avalia as 195 universidades brasileiras com base em indicadores como pesquisa científica, qualidade do ensino, internacionalização, mercado de trabalho e inovação. A UPF tem permanecido entre as melhores e, todos os anos, ganha destaque nos mais variados cursos. Na edição de 2016, 33 cursos foram avaliados. Além de Agronomia, Medicina, Medicina Veterinária e Pedagogia, outros cursos estão colocados entre os dez melhores: Computação (4º), Psicologia (4º), Química (4º), Engenharia Civil (4º), Administração (5º), Arquitetura e Urbanismo (5º), Enfermagem (5º), Farmácia (5º) e Física (5º).

Na opinião do reitor, José Carlos Carles de Souza, a UPF tem constantemente se dedicado a vencer novos desafios na busca do crescimento, da evolução e da permanente atualização. Para ele, o Ranking mostra que a Instituição está no caminho certo. “Estamos em constante atualização. Seja no ensino, na pesquisa, na extensão ou na inovação, buscamos direcionar investimentos, ampliar a infraestrutura e capacitar nossos profissionais para que a qualidade no ensino seja cada vez mais a nossa marca. Figurar entre as melhores é, sem dúvida, um compromisso que temos com a comunidade na qual estamos inseridos”, destaca.

Para a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari, os dados mostram o comprometimento da Universidade com o tripé que embasa suas ações. “Temos a nossa base fixada no ensino, na pesquisa e na extensão. Somado a isso, temos compromisso com a inovação e com a busca permanente pela qualificação dos nossos professores. Esse trabalho conjunto nos fortalece e auxilia no comprometimento com a qualidade da educação”, pontua.

RUF 2016
Na edição de 2016, são dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos.

No ranking de universidades, estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos, é possível encontrar a avaliação de cada um dos quarenta cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação, são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha. 

O acesso aos dados pode ser feito no site ruf.folha.uol.com.br/2016.

Os melhores cursos entre as instituições privadas no Estado

Curso Colocação
Agronomia
Medicina
Medicina Veterinária
Pedagogia
Computação
Engenharia Civil
Psicologia
Química
Arquitetura e Urbanismo
Enfermagem
Farmácia
Física
Administração
Ciências Contábeis
Geografia
Matemática
Nutrição
Odontologia
Publicidade e Propaganda
Economia
Engenharia Elétrica
Fisioterapia
Educação Física
Direito
Engenharia Ambiental
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Serviço Social
História  10º