Geral

UPF Editora realiza visita técnica à editora da UFRGS

16/01/2018

17:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Heloisa Polese Machado/Editora da UFRGS

Um grupo de funcionários da UPF Editora, vinculada à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (VRPPG/UPF), participou, na tarde dessa segunda-feira, 15 de janeiro, de uma visita técnica à editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Representaram a UPF Editora os seus coordenadores, Ivan Dourado e Glauco Araujo; a revisora de textos Cristina Azevedo da Silva, e a coordenadora de design Sirlete Regina da Silva. Na editora da UFRGS, o grupo foi recebido pelo diretor, Alex Niche Teixeira, acompanhado de parte da sua equipe de trabalho.

Segundo o professor Ivan Dourado, a visita proporcionou troca de experiências, além de uma reaproximação para mais ações integradas com outras editoras universitárias. “Esta é a primeira visita técnica que realizamos em 2018, e buscamos, com ela, trazer outras ideias para a nossa gestão na UPF Editora e algumas iniciativas que pretendemos desenvolver em curto e médio prazo”, destacou. 

Na ocasião, a equipe destacou o importante trabalho desenvolvido pela UPF Editora ao longo dos seus mais de vinte anos de história, relatando a organização atual dos seus fluxos internos de trabalho e a sua relação com a comunidade. Além de visitar as dependências físicas da editora da UFRGS, o grupo conheceu mais sobre os processos de trabalho nas áreas de gestão editorial e administrativa, de revisão, editoração, comunicação e distribuição.

O diretor da editora da UFRGS e vice-presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), professor Alex Niche Teixeira, destacou a importância da sensibilização da comunidade acadêmica sobre o papel de uma editora universitária e da articulação com diferentes setores para potencializar ações. Salientou também as iniciativas que tem desenvolvido na UFRGS, para superar adversidades e dar mais agilidade e eficiência ao processo editorial.