Cultura

UPF é apoiadora da Feira do Livro de Passo Fundo

26/09/2017

17:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Felipe Souza/AI Feira do Livro

Com o tema “Livro: a escada para o mundo do conhecimento”, a 31ª Feira do Livro ocorrerá de 3 a 12 de novembro, no Bourbon Shopping

Os meses de outubro e novembro serão de intensa movimentação literária em Passo Fundo: após receber a 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, de 2 a 6 de outubro no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF), a cidade será palco da 31ª Feira do Livro de Passo Fundo, que acontece de 3 a 12 de novembro, no Bourbon Shopping.

A Feira do Livro de Passo Fundo de 2017 teve seu pré-lançamento realizado em Porto Alegre, no mês de agosto, com a presença do Patrono Luis Fernando Veríssimo. Na manhã desta terça-feira (26), com show de abertura da Orquestra Sesi Marau, o Teatro Municipal Múcio de Castro foi palco do lançamento oficial do evento, onde foram apresentados os autores convidados e as atrações da movimentação literária.

A UPF é apoiadora do evento. Para 2017, foi montada uma programação especial, que conta com espaço para Educação especial inclusiva; Mostra da gravura; Espaço das etnias; Mostra lendas do sul: Simões Lopes Neto; Mini auditório; e Poemas na gaiola: Marco Andrade. Além disso, será realizada a Mostra Passo Fundo 160 Anos, organizada pelo Instituto Histórico de Passo Fundo.

O evento contará com lançamentos de autores locais e regionais; o tradicional Espaço Sesc/Senac, com o acervo da Biblioteca Sesc; a Mostra Literária; e o Cine Sesc. Além disso, terá a Biblioteca do Chicão, homenagem póstuma a Valdelírio Nunes de Souza, conhecido popularmente como Papeleiro Chicão. Ainda, serão realizadas contações de histórias, apresentações de canto e dança, e os tradicionais encontros com os escritores convidados. 

Além do Patrono Luis Fernando Veríssimo, está confirmada a presença dos autores Ingrid Cañete, Mário Pirata, Marcelo Canellas, Raphael Montes, Amanda Dreher, Léia Cassol, Illan Brenman, Marion Cruz, André Trigueiro e Neto Fagundes, além de escritores locais e regionais que farão o lançamento de suas obras. O público poderá conferir também apresentações musicais, teatrais e de grupos de dança. Na oportunidade, serão realizadas as premiações do 1º Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo e do 3° Concurso de Quadrinhos do HR – Instituto Histórico de Passo Fundo e UPF.