Extensão

UPF comemora 20 anos da Feira Ecológica da Coonalter

21/05/2018

08:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Atividades especiais foram realizadas na manhã de sábado e também acontecerão nesta terça-feira (22), na Feira Ecológica da UPF, e integram a Semana dos Alimentos Orgânicos

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos programas e projetos de extensão, ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC), realiza ações comemorativas aos 20 anos da Feira Ecológica da Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa Ltda (Coonalter). No sábado, atividades especiais foram realizadas pela UPF na Praça Irmã Maria Catarina, na Avenida Brasil, local onde a feira é realizada aos sábados pela manhã. A atividade, que terá continuidade nesta terça-feira (22), no Campus I, integra ainda a Semana dos Alimentos Orgânicos.

A programação incluiu ações na área da saúde, envolvendo o Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), o projeto Boas Práticas, a Residência Multiprofissional Integrada e o curso de Nutrição. Nesta terça-feira (22), das 10h às 15h, em frente ao Centro de Convivência, no Campus I, além da Feira Ecológica, acontece a oficina de Preparação de microrganismos eficientes; produção de brotos germinados; escolhas de PANCs para sucos verdes, manuseando o saber – NEA; Exposição itinerante de sementes, plantas medicinais, alimentos e produtos orgânicos – NEA; Exposição Arte e Alimentação – Projeto Boas Práticas/Cejume; e ação de sensibilização sobre alimentação: dicas de saúde e distribuição de sal de ervas – Curso de Nutrição/Projeto Promovendo Saúde e Qualidade de Vida.

Sobre a Feira
O anseio de agricultores por trabalharem a terra de maneira sustentável na produção de alimento saudável e orgânico constitui papel fundamental na gênese da Feira Ecológica. A partir disso, a venda desses alimentos aos consumidores na praça foi uma consequência, articulada a um processo de discussão por meio de seminários, fóruns, debates, reuniões a fim de analisar o contexto em que a agricultura familiar se encontrava e buscar estratégias de fortalecimento dessa proposta. 
Fazem parte dessa história as famílias dos feirantes, as entidades parceiras, as articulações com as políticas públicas, pessoas afins e também os consumidores/comunidade.  A primeira Feira ocorreu no dia 4 de abril de 1998, tendo como local de realização a Praça da Mãe, no centro de Passo Fundo. Atualmente, a Feira Ecológica está situada junto à Praça Irmã Maria Catarina, e conta com oito bancas, sendo os seus agricultores feirantes provenientes dos municípios de Carazinho, Casca, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, São João da Urtiga, Três Arroios e Vila Maria. 

A Feira Ecológica é promovida pela Cooperativa Mista e de Trabalho Alternativa Ltda (Coonalter), que congrega os associados e articula diversas ações, como, por exemplo, a realização semanal da Feira, as entregas de alimentos por meios de programas vinculados a políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) atendendo as demandas da merenda escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para entidades assistenciais. Os produtos comercializados na Feira Ecológica são certificados pela Rede Ecovida de Agroecologia, a fim de cumprir os requisitos legais e de confiabilidade acerca da produção orgânica.  Essa rede é formada por grupos de agricultores da região sul do Brasil, com o intuito de promover a agroecologia e a certificação a um custo viável.