Pesquisa e Inovação

Um novo lugar para novas ideias

18/01/2017

15:08

Por: Caroline Simor

Fotos: Caroline Simor

Programa de Pós-Graduação em Educação contará com novo prédio. Obra está sendo finalizada e será entregue para a volta às aulas

Com o crescimento e a consolidação do Mestrado e Doutorado, a Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) viu a necessidade de ampliar também a estrutura física. O novo prédio, que irá abrigar as atividades relacionadas ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu, ficará pronto para a volta às aulas no dia 20 de fevereiro. Na manhã desta quarta-feira (18), o Reitor José Carlos Carles de Souza, acompanhado do Vice-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, e da presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Maristela Capacchi, visitaram as obras. Eles foram recebidos pela diretora da Unidade, professora Eliara Levinski, pelo coordenador do PPGEdu, professor Cláudio Dalbosco, além da professora Adriana Bragagnolo e do engenheiro responsável, Leonardo Hallwass.

O novo espaço terá salas de aula e ambientes para palestras, encontros, eventos e apresentações de dissertações e teses. Além disso, o prédio abrigará salas individuais para orientações, pesquisa e uma sala multiuso. A entrega oficial ainda será agendada, mas os alunos poderão utilizar a estrutura no início do ano letivo de 2017.

Segundo José Carlos, desde 2010 a reitoria não tem medido esforços para que os programas de pós-graduação ampliem suas ações e aumentem as projeções nacionais e internacionais. A construção do novo prédio é, para ele, o resultado do esforço de professores e alunos. “É com muito orgulho que vemos essa obra quase finalizada. Temos nos comprometido de forma intensa em buscar a melhoria da estrutura para que nossos professores e pesquisadores possam produzir cada vez mais”, disse.

Motivação para crescer
Alunos motivados produzem mais e melhor. Essa é a opinião do Vice-Reitor de Pesquisa, Leonardo Barcellos. Para ele, as novas salas colocam o PPGEdu com uma das melhores estruturas do país. “A expansão do stricto já é resultado de um currículo e de um quadro de professores atualizados e em constante transformação, o que faz com que os alunos sejam motivados. A ampliação vai trazer mais estímulo e, com certeza, teremos ainda mais condições de consolidar nossas parcerias nacionais e do exterior”, pontuou.

O desafio diário de desenvolver boas pesquisas, produzir conhecimento e buscar novas metodologias para a educação é o que move a coordenação do Programa. Para o professor Cláudio Dalbosco, a conclusão da obra é mais um passo no crescimento do PPGEdu. “Em 2010,, fomos desafiados a planejar o doutorado. Conseguimos, crescemos e avançamos com ações, projetos, pesquisas e parcerias. Hoje, damos mais um passo nesse crescimento”, destacou.