Notícias UPF

Um 2017 para ser celebrado

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Arquivo/UPF

A Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF) se destaca por, em seus 60 anos de história, ter contribuído com o desenvolvimento local e regional. Constituída por diversos cursos em nível de graduação e pós-graduação, oferecidos em todos os campi da Instituição, a unidade acadêmica comemorou, em 2017, seis décadas de formação de capital humano, realizando várias ações, que reuniram e integraram acadêmicos, professores e egressos.

Além dos eventos tradicionais do calendário acadêmico da Feac, como palestras e semanas acadêmicas, a programação de aniversário envolveu um jantar-baile e um festival food truck. Segundo o diretor, professor Me. Eloi Dalla Vecchia, o ano de 2017 foi positivo. “Com a comemoração dos 60 anos, reafirmamos a nossa marca diante da população. Dentre as atividades organizadas, no jantar-baile, por exemplo, foram homenageados muitos daqueles que ajudaram a construir a história da nossa unidade”, mencionou.

Para 2018, a Feac já prepara uma novidade. Conforme Dalla Vecchia, o Fórum das Ciências Gerenciais deve entrar em ação no mês de fevereiro, promovendo uma maior integração entre os cursos, a curricularização da extensão - a qual permitirá uma ampla visibilidade das diretrizes nacionais da extensão - e uma interdisciplinaridade no que envolve o empreendedorismo e o planejamento tributário.

Ações comunitárias

Composta de diferenciais que enriquecem a produção de ensino, como a qualificação do corpo docente, formado por 80% de professores mestres ou doutores, a unidade também põe em prática projetos para e com a comunidade. Um deles é o Centro de Pesquisa e Extensão (Cepeac), o qual tem como propósito desenvolver, coordenar e integrar as ações de pesquisa, pós-graduação, extensão e de interação da unidade com a população, sendo uma das atividades realizadas o estudo do preço da cesta básica de Passo Fundo e de municípios da região.

Já o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) visa orientar contribuintes de baixa renda, microempreendedores individuais e sociedades civis sem fins lucrativos, que, de outro modo, não teriam acesso a orientações contábeis e fiscais básicas. O projeto, criado em parceria com a Receita Federal, é considerado referência nacional e internacional, e auxilia, por exemplo, na Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) quando necessário. 

Saiba mais sobre a Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis acessando o site www.upf.br/feac.