Notícias UPF

Últimos dias para inscrição no mestrado em Envelhecimento Humano da UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Foto:Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para diversos cursos de mestrado. Um deles é o mestrado em Envelhecimento Humano, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (PPGEH/Feff/UPF). O período de inscrição está encerrando: interessados têm até esta sexta-feira, dia 16 de junho, para fazer a inscrição pelo site www.ppgeh.upf.br.

O curso objetiva formar pesquisadores e docentes do ensino superior capazes de analisar as necessidades e as demandas da população idosa, compreendendo seus aspectos inerentes. Segundo a coordenadora, professora Ana Carolina Bertoletti De Marchi, o envelhecimento populacional acarreta uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com qualidade de vida.

Tendo como linhas de pesquisa “Aspectos culturais e educacionais do envelhecimento humano” e “Aspectos biológicos e psicossociais do envelhecimento humano”, o mestrado tem como diferencial a qualificação dos seus alunos. “As abordagens interdisciplinares do PPGEH procuram qualificar profissionais e pesquisadores de diferentes áreas de atuação para as problemáticas relacionadas ao cuidado e à proteção da pessoa idosa, como, por exemplo, a saúde, as condições psicológicas e emocionais e a inserção social, cultural e tecnológica. Busca-se, também, refletir e produzir novos conhecimentos sobre aspectos educacionais para enfrentar um mundo social que ‘envelhece’”, destaca Ana Carolina.

Público-alvo, inscrições e seleção

Estão convidados a ingressar graduados das mais diversas áreas do conhecimento, tais como Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou em Engenharias, que desejam adquirir conhecimentos em geriatria e gerontologia, aplicando-os à essência de sua formação. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de junho, no site www.ppgeh.upf.br, onde também é possível conferir o edital de seleção.

O processo seletivo é formado por duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, é constituída pela aplicação de uma prova escrita. A segunda é composta da análise do curriculum vitae no modelo Lattes/CNPq do candidato e de uma entrevista individual realizada perante uma banca, atendendo a edital próprio.

Informações

Outros detalhes sobre o mestrado em Envelhecimento Humano podem ser obtidos pelo telefone (54) 3316-8384, pelo e-mail pgeh@upf.br e no site do PPGEH.