Extensão

Trilha interpretativa sobre a vegetação é realizada na RPPN da UPF

28/06/2017

10:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Em meio à mata preservada, uma trilha interpretativa foi realizada pelo projeto de extensão “RPPN-UPF: área protegida educadora”, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (ICB/UPF). A atividade, realizada na manhã de terça-feira, 27 de junho, levou para a realização da trilha sobre a vegetação da reserva, a coordenação, funcionários e estagiários do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar).

A trilha foi conduzida pelos estagiários do projeto de extensão, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb), com acompanhamento do professor Jaime Martinez. Durante a atividade, foram abordados aspectos da vegetação nativa e da vegetação exótica. “Fizemos uma análise dos vários estágios da regeneração florestal e uma abordagem sobre nossas principais espécies arbóreas, a exemplo da araucária, guabiroba, bracatinga, uvaia, vacum, canelas, entre outras”, comenta Martinez.


Conforme o professor, também atendendo a uma demanda do Muzar, que irá desenvolver um projeto com o Rio Passo Fundo, durante a trilha, foi feita uma abordagem sobre os recursos hídricos da RPPN. “Mostramos as nascentes de água, o Arroio Miranda, a infiltração de água no solo, principalmente quando há uma boa cobertura florestal como a propiciada pela reserva”, explica ele.

RPPN UPF

A Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN UPF) compreende uma área de 32,21 hectares de mata ciliar, de encosta, de banhado e em regeneração junto ao Arroio Miranda, curso hídrico que abastece um dos principais reservatórios de água de Passo Fundo. A área de RPPN inclui as Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL) do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro) da UPF. Além de concentrar nascentes e preservar a qualidade da água, a área tem grande biodiversidade.