Esportes

Tiago Perez preparado para as provas do segundo semestre

14/08/2017

13:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O atleta da Universidade de Passo Fundo (UPF) Tiago Perez se prepara para as competições deste segundo semestre de 2017. Os próximos meses serão marcados por grandes eventos: ele disputará a Mizuno Uphill Marathon, em Bom Jardim da Serra (SC), onde será, novamente, um dos mil competidores selecionados para a 1ª maratona de subida do país. Ainda, em setembro, Perez compete no Itaipu Challenge Sunset, prova que será a sua primeira oficial de triatlhon, a qual ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR) e contará com atrativos que a tornam única: a Itaipu Sunset será a única do mundo a ser realizada à noite, tendo caráter binacional, já que deve acontecer dentro do solo brasileiro e paraguaio.

Mas os desafios não param por aí: em outubro, Perez participa do X Terra-Camp Paraná, em Ponta Grossa, que é uma das etapas do Circuito Mundial do X Terra, caracterizada como uma prova de triatlhon disputada em águas abertas (água doce), por moutain bike, e com uma corrida em estradas não pavimentadas. Segundo o esportista, ela é uma etapa qualificatória para etapas mundiais, previstas para ocorrer no ano seguinte. Já o mês de novembro será voltado para um intensivo de treinos e correções necessárias para que o atleta da UPF possa chegar com as melhores condições físicas, e, assim, disputar o Ironman no dia 3 de dezembro, na cidade de Mar del Plata, litoral argentino. Assim que retornar ao Brasil, Perez terá apenas cinco dias para descanso, e, posteriormente, para fechar um ano que promete, estará entre os 40 atletas selecionados do Soloman 113, considerada a festa do triathlon de Passo Fundo.

Preparação intensa

Para estar no seu melhor condicionamento físico, Tiago Perez conta com uma equipe de profissionais ao seu lado para buscar grandes conquistas. Atualmente, sua rotina semanal de treinos é monitorada por um treinador de natação e treinamento funcional, bem como por um treinador específico para triathlon na montagem das planilhas de treino. Além disso, recebe atendimento odontológico, realiza atividades com fisioterapeuta e tem acompanhamento de um profissional nutricionista. Por fim, conta com apoio farmacêutico e de material esportivo especializado.

Motivação é a palavra que faz parte do dia a dia do atleta. “Eu nunca estive tão motivado! Estou me dedicando aos treinamentos e seguindo à risca as orientações de meus treinadores. Todos embarcaram comigo nesta dura jornada. Tenho uma rotina intensa, com estudo, trabalho e treinos noturnos. Chego tarde em casa todos os dias, e resta pouco tempo para o descanso, mas cada dia me sinto mais motivado, mais emocionado com tudo o que está acontecendo. Estou, de fato, vivendo o sonho de ser um atleta e devo isso a todos que estiveram e estão ao meu lado ao longo desses anos”, relata Perez.

Perez também comenta as suas inspirações na dura rotina de treinamentos. “Tenho fotos e frases coladas na parede de meu quarto, troféus e medalhas na sala de casa, me lembrando todos os dias de onde eu venho, de minhas raízes. Não medirei esforços para representar da melhor maneira possível e orgulhar a todos que acreditaram em meu potencial, que acreditaram nos meus sonhos e ambições, que aliás, diga-se de passagem, não são pequenos. Até mesmo para os que não acreditam, os incrédulos, aqueles que não entendem e não apoiam, mostrarei que qualquer pessoa que se proponha a fazer algo será capaz, afinal, todo esforço sempre será recompensado”, pensa.

Esportista tem vários desafios em 2017

Experiência adquirida

Nesse ano, o atleta já marcou presença em duas maratonas (Maratona do Vinho, em Bento Gonçalves, e Maratona de Porto Alegre); em duas meia-maratonas (Chapecó e Passo Fundo); três etapas do Circuito de Trilhas e Montanhas; na Corrida de Aventura (12ª Papa Corrida, em Venâncio Aires, com percurso de 100 quilômetros), em uma ultramaratona (Trilhas dos Brutos, em Arroio do Meio, com um trajeto de 50 quilômetros) e em mais cinco rústicas (Carlos Gomes, Erechim (2x), Sananduva e Passo Fundo). “Desde já agradeço, de coração, por todo apoio, mensagens e manifestações de carinho que venho recebendo”, finaliza Perez.