Ensino

Tecnologia foi tema do V Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do RS

29/05/2017

17:13

Por: Jéssica França

Fotos: Fotos: Jéssica França

Evento reuniu profissionais da área, professores e acadêmicos, que conheceram e discutiram as aplicações da Plataforma BIM

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da (PPGEng), em parceria com a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF), promoveu, nos dias 26 e 27 de maio, o V Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do RS (Eenar).

A atividade foi realizada no Centro de Eventos da Universidade. A abertura do Encontro contou com a presença da vice-reitora de Graduação Rosani Sgari e da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários Bernadete Maria Dalmolin, além do prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo. A mesa também foi composta pelo coordenador do evento, professor Antônio Thomé; pelo presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo, Eduardo Basso; pelo coordenador do PPGEng, professor Zacarias Pravia; pelo diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), Vagner Guimarães; pelo vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, Paulo Teixeira Viana; e pela acadêmica e presidente do AEAPF Junior, Jéssica Gehlen.

Reunindo mais de 400 participantes, o Eenar 2017 teve como temática principal a plataforma BIM (Building Information Modeling - Modelagem da Informação da Construção). “É um evento estratégico e que está consolidado, faz a ponte entre a universidade e o mercado de trabalho, proporcionando uma intensa interação entre os profissionais das engenharias, da arquitetura com a comunidade em si”, destacou a vice-reitora de Graduação.

O evento promove palestras com profissionais renomados, possibilitando o aprofundamento teórico e prático para os profissionais da área. “O Eenar é importante para a socialização de novos produtos e metodologias, e constitui-se como importante espaço para os professores mostrarem, por meio de suas pesquisas, o que está sendo aprofundado no âmbito acadêmico”, disse a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários.

Na ocasião, foram assinados dois termos de cooperação técnica entre a Prefeitura de Passo Fundo e o Crea-RS. “Estamos aqui porque o evento é muito importante, temos uma grande representação de engenheiros e arquitetos, a grande maioria formados pela nossa Universidade de Passo Fundo. A Prefeitura está assinando dois termos de colaboração e parceria e isso fortalecerá o trabalho que é desenvolvido pelo Crea”, destacou o prefeito de Passo Fundo.

Assinatura de convênios visa regularização de moradias populares

A parceria firmada entre a Prefeitura de Passo Fundo e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) visa qualificar o atendimento e combater as edificações irregulares na cidade. O primeiro termo de cooperação técnica diz respeito à troca de informações, apoio técnico e fiscalizações de obras.

De acordo com o vice-presidente do Crea-RS, Paulo Teixeira Viana, o segundo termo integra o Programa Nacional de Habitação Rural. Com isso, a Prefeitura deverá ofertar um projeto padrão de edificação aos beneficiários de baixa renda e deverá exigir que seja registrada a anotação de responsabilidade técnica, RT correspondente ao projeto padrão. “O profissional responsável vai ter que registrar uma RT. A prefeitura vai contratar profissionais habilitados no sistema, ou seja, vai contratar engenheiros e arquitetos para que se responsabilizem tecnicamente pela função das edificações”, explicou.

O objetivo dos convênios firmados é o combate a construções irregulares. “Queremos eliminar as favelas, as construções clandestinas feitas sem uma orientação técnica, então a Prefeitura, orientada pelo Crea, vai disponibilizar os profissionais habilitados para fazer esse trabalho. Junto com isso, ela vai informar para o Crea a relação de todas as pessoas físicas que foram contempladas, vamos fazer um cadastro e verificar, nessas localidades, que tipo de trabalho foi desenvolvido” informou.

Existem várias áreas com edificações irregulares em Passo Fundo, por esse motivo, o convênio visa contemplar as edificações populares, onde o Crea vai isentar os beneficiários do pagamento de taxas ao Conselho.

Tecnologia aliada aos profissionais da engenharia e da arquitetura

De acordo com o diretor da Fear, Vagner Guimarães, o Eenar possibilita a discussão e a apresentação de novas tecnologias para o trabalho dos profissionais das engenharias. “Um evento interessante, que aponta novas tecnologias e novos métodos de trabalho em benefício de todos”, destacou.

A Plataforma BIM é uma tecnologia nova no Brasil, mas que tem sido utilizada desde a década de 1990 no mundo. “Hoje, em um projeto, cada profissional trabalha do seu escritório e manda para os investidores, e temos uma pessoa que faz o gerenciamento dos dados. O BIM veio para facilitar isso, eis que possibilita que os dados já sejam lançados e os projetos complementares já sejam atualizados”, destacou o coordenador do Eenar.

A palestra principal do evento foi ministrada pelo doutor em engenharia BIM, Leonardo Manzione, que foi o terceiro pesquisador a produzir a tese de doutorado sobre o tema no Brasil e o primeiro a apresentar um modelo para gestão de projetos em BIM. “O BIM é uma plataforma colaborativa de trabalho integrada. Não é um software antes de qualquer coisa, é um processo de trabalho que utiliza software tridimensional e com informações, então, os objetos têm um comportamento na vida real, têm informações do edifício ao longo do ciclo de vida, pode ter geração de desenhos compatíveis. É uma tecnologia que veio para romper paradigmas”, destacou o palestrante.

Além da palestra sobre a plataforma BIM, o Eenar trouxe palestrantes de empresas de arquitetura e engenharia que estão realizando projetos por meio da nova tecnologia.