Ensino

Super chefs: da teoria para a prática da nutrição saudável

23/06/2017

14:11

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Gelsoli Casagrande

Curso de Nutrição tem prova prática com preparação de pratos

Cores de encher os olhos e sabores que provocam aquele “huuumm”. Salmão, panqueca, canelone, brownie e salada foram os pratos apresentados durante uma aula prática do curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo (UPF). Como super chefs, os acadêmicos foram desafiados a reproduzir uma receita com preparações reduzidas de sal, açúcar e gordura. O resultado é de dar água na boca.

Coordenadora da atividade e do curso, a professora Valéria Hartmann conta que a prova prática foi introduzida há três anos e é uma forma de os estudantes desenvolverem habilidades culinárias, por meio dessa avaliação. “Nessa atividade, os alunos fazem preparações e apresentam. No final, eles precisam criar uma receita, pesquisar e apresentar a composição nutricional, a porção do prato e para quem é indicado, justificando a escolha dos ingredientes”, comenta ela. A aula prática ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 22 de junho, no Laboratório de Dietética do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), ao qual o curso é vinculado.

Nessa edição, o desafio proposto aos grupos era fazer um prato utilizando alimentos saudáveis nos quais se reduzisse o uso de sal, gordura e açúcar e se acrescentasse temperos e especiarias, melhorando, assim, o valor nutricional. Após a preparação, os seis grupos de alunos apresentaram os pratos para um banca, constituída pelas professoras Valéria Hartmann e Ana Luísa Alves e pela acadêmica Jessica Rissardo, que atua como monitora.