Esportes

Soloman reúne atletas do RS, de SC e do RJ

11/12/2017

13:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Luis Iarcheski – Fotografia e Divulgação

Os atletas da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Rosa, Tiago Perez e Gustavo Henz estiveram presentes no Soloman Passo Fundo 113. O circuito de triathlon foi realizado no domingo, 10 de dezembro, em diversos locais do município, reunindo participantes de vários estados do Brasil.

A prova de natação, com um total de 1,9 km, aconteceu no Clube Recreativo Juvenil. Já o trajeto do ciclismo, que teve a distância de 90 km, percorreu o Parque da Roselândia, seguiu até Sertão e retornou a Passo Fundo. A corrida foi sediada no Parque da Gare, de onde os atletas seguiram em direção ao estádio Vermelhão da Serra, e, na sequência, até a ponte do Rio Passo Fundo, passando pela ciclovia do bairro Boqueirão, de forma a finalizar o percurso de 21,1 km na Gare.

Organizador do Soloman, Rosa conta que o evento reuniu atletas de várias regiões do estado, como da fronteira, serra, capital, litoral, missões e do planalto, e de outros estados, tais como do Rio de Janeiro e Santa Catarina.  “Mais de 150 voluntários garantiram ótimas condições para que todos os participantes pudessem dar o seu melhor. Pessoas vieram de cidades como Erechim, Três Passos e Porto Alegre apenas para ajudar”, disse.

Ainda, segundo ele, a emoção de planejar e correr o Soloman foi muito grande, devido ao fato de ter trabalhado mais de seis meses até o grande dia. “Pensei em cada detalhe, imaginando como eu gostaria de ser tratado e respeitado em outros eventos. Acho que isso sim marca o sucesso do Soloman, com muito respeito ao atleta. Foi uma festa do esporte gaúcho, que colocou Passo Fundo no cenário nacional com uma prova de triathlon feita sem fins lucrativos para que todos tivessem a oportunidade de confraternizar e celebrar o fair play”, relatou o atleta.

Momentos de comemoração

Conforme Perez, o Soloman estava extremamente organizado e pensado para o atleta. “Consegui ter um bom desempenho. Estou feliz de encerrar o calendário de 2017 em casa, com o apoio da torcida. Agradeço à UPF, aos demais apoiadores e patrocinadores, além dos meus familiares, namorada e amigos, que sempre torceram pelo meu sucesso e êxito nas competições. Tenho certeza de que 2018 será ainda melhor”, afirmou.

Henz sentiu-se satisfeito com a sua participação no circuito. “Foi uma disputa muito legal entre os atletas, com um clima de festa e celebração, já que o Soloman não visa ao pódio, mas sim à superação de cada competidor. A prova estava dura. Na natação, saí em 2º lugar. Em seguida, no ciclismo, seguimos rumo a Sertão. Pra mim, a grande dificuldade foi a corrida, constituída pela altimetria de Passo Fundo, que não é pequena, com bastante subida. O sol forte e a temperatura alta contribuíram para deixar a disputa mais apimentada. Não foi fácil completar o trajeto, mas estou feliz por finalizar mais um evento e por terminar 2017 com o pé direito. Espero que o ano que vem seja repleto de vitórias, juntamente com a Universidade”, comentou.