Universidade

Sessão solene da Câmara de Vereadores de Ibiraiaras homenageia ações da UPF

24/05/2018

16:28

Por: Assessoria de Imprensa

O protagonismo regional da Universidade de Passo Fundo (UPF) será reconhecido pela Câmara de Vereadores de Ibiraiaras em uma sessão solene que será realizada nesta sexta-feira, dia 25 de maio. Uma proposição do vereador Ari Benedetti, a indicação de homenagem se dá por ações que foram desenvolvidas pela Universidade e que impactou diretamente na cidade, especialmente por dois projetos que foram lançados em março na Expodireto e que envolvem cidadãos ibiraiarenses.

Uma das ações reconhecidas é o desenvolvimento de uma nova variedade de batata, a UPFSZ Atlantucha, desenvolvida pelo Laboratório de Biotecnologia da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF. A protagonista no desenvolvimento da nova variedade, a professora Lisete Augustin, será homenageada junto aos produtores de batata semente Sérgio Zanette e Nívio Lorenzetti, que participaram dos testes de campo realizados em Ibiraiaras.

A outra iniciativa homenageada será a tecnologia desenvolvida pelo engenheiro eletricista natural de Ibiraiaras, Elias Sgarbossa. Egresso da UPF, ele desenvolveu em seu trabalho de conclusão de curso um sistema automático de limpeza para ordenhadeiras canalizadas, o ROV. O projeto já tem patente e motivou o jovem empreendedor a abrir sua própria empresa, que já tem outros equipamentos desenvolvidos. A empresa de Sgarbossa, a Z2S Sistemas Automáticos, está incubada no Parque Científico e Tecnológico da UPF.

A solenidade será realizada na Câmara de Vereadores de Ibiraiaras e integra as comemorações da semana do município. A atividade ocorre às 19h.