Geral

Sentimentos em mosaico: reconstruindo caminhos

14/11/2017

10:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mantidos pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), os Museus de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e Histórico Regional (MHR) sediam a Oficina de Arteterapia, na qual, estão sendo desenvolvidos mosaicos elaborados por um grupo de mulheres da terceira idade.

O objetivo da proposta, como explica a coordenadora do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) e ministrante da oficina, professora Me. Mariane Loch Sbeghen, é de humanizar com arte as escadarias do pátio interno dos museus, que pertencem ao Espaço Cultural Roseli Dolesky Pretto. “Vivenciar o mosaico permite estruturar-se internamente, resinificando sentimentos”, destaca.

Além da arteterapeuta, a iniciativa tem a participação da bolsista Paidex, do Programa Comunidades Sustentáveis, Amábile Scorteganha. No projeto, os fragmentos de azulejos são combinados e reconfigurados, criando novas possibilidades de reconstruir caminhos. “Os caminhos daqueles que vivenciam o mosaico, e os caminhos daqueles que fruirão das produções finalizadas”, ressalta Mariane.

As produções artísticas poderão ser apreciadas pela comunidade no mês de dezembro, quando serão fixadas nas escadarias dos museus.