Geral

Seminário avalia curso de Engenharia de Alimentos

24/08/2016

20:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

O curso de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF) promoveu a quarta edição do Seminário de Autoavaliação, na terça-feira, 24 de agosto. O Seminário é um instrumento institucionalizado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e é realizado a cada dois anos com o objetivo de perceber possibilidades, identificar fragilidades, propor soluções e integrar a comunidade acadêmica. O processo de autoavaliação envolve alunos, professores e funcionários do curso, que possui 18 anos de história. 

O curso foi um dos primeiros da Instituição a fazer um planejamento estratégico. Conforme o coordenador do curso, Dr. Jeferson Steffanello Piccin, esse trabalho contribui para a excelência acadêmica. “Em anos anteriores, o planejamento foi fundamental para o curso conquistar o conceito quatro no Enade, as quatro estrelas no Guia do Estudante, para o surgimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e para a acreditação internacional no sistema Arcu-Sul, o qual o curso recebeu um selo de qualidade. São conquistas que aconteceram a partir deste planejamento, onde são elaboradas ações para curto, médio e longo prazo”, destacou o coordenador do curso.

Após uma breve apresentação do sistema de autoavaliação, feita pelo professor Dr. Christian Oliveira Reinehr, os alunos foram divididos em grupos para avaliar o ensino, a pesquisa, a extensão, o ensino continuado e a infraestrutura do curso. As considerações elencadas foram debatidas, posteriormente, pelos participantes do Seminário. Um relatório será elaborado e utilizado no planejamento estratégico do curso.