Cultura

Semana Farroupilha da ALRS tem exposição da UPF

02/09/2016

15:38

Por: Carla Vailatti

Fotos: Reprodução

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realiza, de 14 a 20 de setembro, a 9ª Semana Farroupilha. A exemplo de edições anteriores, o Parlamento gaúcho destaca uma personalidade pública reconhecida por sua contribuição na área da cultura. Neste ano, o homenageado é Josué Guimarães. A UPF abriga, desde 2007, o Acervo Literário de Josué Guimarães (Aljog), que reúne objetos pessoais do autor, originais, esboços e notas, ilustrações, publicações e objetos de arte, entre outros. Esses materiais compõem a exposição “Tempo de ausência: 30 anos sem Josué Guimarães”, que integra a programação da Semana Farroupilha da ALRS.

A exposição “Tempo de ausência: 30 anos sem Josué Guimarães” é uma ação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPF, do Aljog, da Faculdade de Artes e Comunicação e do projeto Livro do Mês da Capital Nacional da Literatura. A mostra poderá ser visitada no saguão de entrada da Assembleia, com abertura solene no dia 14 de setembro, quarta-feira, às 17h, com visitação até 23 de setembro, das 8h30min às 18h30min, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

Sobre Josué Guimarães

O escritor Josué Guimarães (1921-1986), considerado um dos grandes escritores brasileiros do século XX, que deixou obras relevantes como romancista, jornalista e autor de histórias infantis e infanto-juvenis. Foi repórter, editor, correspondente internacional, ilustrador e colunista em jornais influentes como o Diário de Notícias, A Hora, Folha da Tarde, Zero Hora e Folha de São Paulo. Além disso, ajudou a consolidar uma das maiores movimentações culturais brasileiras, as Jornadas Literárias.

A exposição

Os visitantes poderão ver, por exemplo, a máquina de escrever de Josué Guimarães e os originais das obras “A ferro e fogo – Tempo de angústia”, “É tarde para saber” e “As muralhas de Jericó”. O primeiro livro do autor, “Os ladrões”, e o esboço da capa da obra “Um corpo estranho entre nós dois” também fazem parte da exposição. Além disso, há preciosidades, como cartas trocadas entre Josué e o escritor Érico Veríssimo.

O Aljog/UPF é coordenado pelo professor Dr. Miguel Rettenmaier.