Geral

Sarle promove treinamento sobre procedimentos e transporte de leite

19/04/2018

15:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle) da Universidade de Passo Fundo (UPF) promove diversas ações para formação e qualificação dos processos e procedimentos para a qualidade do leite. Na terça-feira (17), técnicos e transportadores participaram de um treinamento ministrado pelo coordenador do laboratório, professor Dr. Carlos Bondan.

Foram repassadas informações e orientações sobre os procedimentos de coleta e transporte de amostras para análise de qualidade do leite, seguindo a Instrução Normativa Seapi nº13 de 28/12/2016. Estiveram presentes 43 participantes, vinculados a empresas como Italac (Tapejara e Passo Fundo), Unibom, Domilac, Laticínios Stefanello e Alto do Uruguai, além de todos clientes do laboratório e profissionais que atuam na área de coleta de amostras destinadas à análise de Composição Química, CCS e CBT, segundo a IN62 de 2011, que classifica os padrões mínimos para a qualidade do leite. 

O treinamento foi ministrado com uma apresentação teórica realizada no Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro), campus I da UPF. A atividade integra as capacitações do Projeto Escola do Leite, que prevê apoio a diversos setores envolvidos na cadeia produtiva do leite. Logo após a parte teórica, os participantes foram conduzidos à sala de ordenha para a aplicação prática do conteúdo, onde as amostras foram coletadas. Em seguida, o grupo foi conduzido ao prédio do curso de Engenharia de Alimentos para, no laboratório, discutir os resultados e a aplicação de ferramentas de avaliação.

Entre os temas abordados durante o treinamento, estiveram a composição química do leite; parâmetros microbiológicos e físico-químicos do leite; contaminantes do leite: físicos, químicos e microbiológicos; conservação e higienização dos equipamentos; refrigeração do leite na propriedade; procedimento de coleta de leite: análise na coleta, mensuração de temperatura e higiene; documentos obrigatórios: preenchimento e entrega; transporte de leite cru; práticas de coleta, acondicionamento e envio de amostras, além de acompanhamento da amostra da propriedade a emissão dos resultados.

Segundo Bondan, a atividade é fundamental para a qualidade dos serviços e dos produtos. “Considerando que o processo de amostragem tem uma interferência extremamente significativa nos resultados da análise, os profissionais que trabalham nessa área devem estar devidamente capacitados para desempenhar a função, e o laboratório ministra esses treinamentos mensalmente, mediante agendamento, a todos os seus clientes”, pontua.