Ensino

Sala temática realiza primeiro encontro do ano

19/05/2017

08:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotos: Jéssica França

Encontro reuniu gestores e coordenadores pedagógicos da região na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo

A Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF), em parceria com o Centro Regional de Educação (CRE) e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE), realizou nessa quinta-feira, dia 18 de maio, o primeiro encontro das Salas Temáticas deste ano.

A atividade foi realizada no auditório da Faed. De acordo com a diretora da Faed e coordenadora do GPEPGE, Eliara Zavieruka Levinski, as Sala Temáticas são um conjunto de encontros para formação de professores gestores envolvendo diversos municípios da região, assim como escolas e secretarias municipais de educação. “No ano passado, nós realizamos vários encontros com essa finalidade de formação continuada gratuita a gestores e a interessados em políticas de gestão. A temática abordada neste ano diz respeito ao trabalho do coordenador pedagógico nas escolas e nas secretarias municipais de educação”, explicou.

Participaram do encontro representantes de vinte municípios da região, além de gestores de escolas estaduais e municipais de Passo Fundo. Na abertura da atividade, foi realizada uma dramatização sobre as dificuldades enfrentadas pelos professor e gestores no ambiente escolar. “Nós percebemos que a formação continuada é um dos indicadores de qualidade, então acreditamos que dessa forma os professores são ouvidos, aumentando a possibilidade de se ter mais qualidade pelo trabalho que é desenvolvido pelos coordenadores pedagógicos”, destacou Eliara.

Outro ponto destacado sobre a importância das Salas Temáticas é que os gestores educacionais organizam a formação continuada dos professores, contudo, há uma deficiência quando se trata de formação para os próprios profissionais. Diante disso, o trabalho realizado pela Faed se destaca por oportunizar momentos de discussão e aprimoramento de informações para esses gestores. “Esse diálogo mais direto nos faz repensar a universidade, os processos formativos, e nos abastece com a visão do chão de escola e de rede pública. Acho que esse é um caminho de mão dupla das escolas para a universidade”, explicou a coordenadora do Centro Regional de Educação, Luciane Spanhol Bordignon.

O objetivo da Sala Temática é de discussão e interpretação do trabalho da coordenação pedagógica, na perspectiva da gestão democrática, mapeando coletivamente indicadores que possam qualificar o processo escolar. “Quando temos as Salas Temáticas, conseguimos trocar conhecimento com outros colegas de escolas e cidades diferentes, com o objetivo de embasar o nosso trabalho enquanto gestor. Essa troca nos torna mais fortes para retornar para as escolas, para desenvolver um trabalho de maior qualidade”, opinou a professora e diretora da Escola Municipal da Escola Estrela da Manhã de Passo Fundo, Viviane Fátima Lima do Prado.

Serão realizados oito encontros ao longo de 2017, e a próxima atividade está agendada para o dia 21 de junho, no auditório da Faculdade de Educação, Campus I UPF.