Ensino

Rock e contracultura envolvem acadêmicos em projeto de pesquisa

21/03/2018

15:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Voltado à formação técnica, humanística e cultural, o curso de Música da Universidade de Passo Fundo (UPF), vinculado à Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), mantém cursos de pesquisa e extensão possibilitando aos alunos o aprofundamento teórico de diversos segmentos da área musical.

Coordenado pelo professor Alexandre Saggiorato, o projeto de pesquisa “Sons da contracultura: o rock no Brasil na década de 70” aborda o movimento libertário de contestação sociocultural vigente nos Estados Unidos, nos anos 1960, e sua influência na produção musical brasileira, na década seguinte. “A ideia surgiu por meio da pesquisa de mestrado e doutorado ao analisar o modo como os músicos daquele período conseguiam produzir canções, tendo em vista a repressão imposta pela Ditadura Militar. O objetivo é mapear as bandas desse período e identificar como a contracultura se manifesta nas produções sonoras, dando identidade às pessoas”, explica Saggiorato. 

Com grupos compostos por 10 alunos, a proposta é desenvolvida de modo interdisciplinar em encontros semanais, nas sextas-feiras, com duração de duas horas. “Para ingressar no grupo de pesquisa, não precisa, necessariamente, ser acadêmico do curso de Música, mas ter um certo domínio dos conceitos básicos da linguagem musical, como harmonia, melodia e ritmo”, enfatiza ele.

Matriculado no último semestre de graduação, o acadêmico Wellington Rodrigues salienta que ingressar no projeto de pesquisa possibilita a expansão do conhecimento e a sensibilização proporcionada pela formação musical. “Além de sermos orientados a um estudo científico sobre o rock, a atuação no projeto nos incentiva a sair da zona de conforto e produzir algo além do convencional para esse gênero”, conclui.

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail saggiorato@upf.br.