Esportes

Ricardo Machado é campeão brasileiro de mountain bike

29/08/2016

09:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Campeonato aconteceu em São Fidélis, RJ

O ciclista da Universidade de Passo Fundo (UPF) Ricardo Machado venceu, no último domingo, 28 de agosto, o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Marathon. A competição, realizada em São Fidélis (RJ), foi constituída de um percurso de 78 quilômetros de estradas de chão e trilhas com subidas longas e íngremes, de descidas com curvas e erosões, além de uma altimetria acumulada de 2.934 metros.

Logo na largada, os atletas começaram a efetuar ataques para se distanciarem, porém, a estratégia não teve sucesso. No decorrer da prova, a cada ataque, o pelotão foi se espalhando, até ficar um pequeno grupo na frente. O ciclista da Instituição controlou seus adversários de perto até que, na primeira subida longa, Heleno Borges, competidor de Brasília, atacou forte e se distanciou dos demais. Nesse momento, Machado somente acompanhou o líder até o fim da subida, entretanto, na descida, Borges disparou na frente, sumindo da vista de Ricardo.

Quando chegaram numa segunda subida longa, o atleta da UPF encostou novamente em Borges, e, não pensou duas vezes: tomou água e um gel energético e atacou em seguida. Dessa forma, conseguiu se distanciar, percorrer o restante do trajeto na frente, e cruzou a linha de chegada em 4h08m30seg, sagrando-se campeão brasileiro.

Mesmo tendo treinado de forma intensa, Machado estava apreensivo quanto ao seu resultado, pois está fazendo um tratamento médico contra sinusite. Todavia, para conquistar a vitória, treinou fortemente nas horas mais quentes dos dias de sol, e nos dias de chuva fez musculação e treinou no rolo de ciclismo.