Geral

Residente e acadêmico da UPF participam de conferência de vigilância em saúde

11/10/2017

18:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Após debate municipal, encontro estadual foi realizado e definiu propostas para evento nacional que acontecerá em Brasília

Os Programas de Residência Multiprofissional da Universidade de Passo Fundo estiveram representados na 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, que ocorreu no último final de semana, em Porto Alegre. O evento, organizado pelo Conselho Estadual de Saúde, teve como tema central “Vigilância em saúde: direitos, conquistas e defesa de um SUS público e de qualidade”.

A atividade contou com a participação da enfermeira Residente Vanderléia Baroni, representante dos Programa de Residência Multiprofissional da UPF, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, Hospital da Cidade, Secretaria Municipal de Saúde. A enfermeira residente e o acadêmico Pedro Borges, do curso de Enfermagem da UPF, foram eleitos Delegados Municipais na 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, ocorrida em agosto em Passo Fundo. 

Na Conferência Estadual, foram discutidas as propostas advindas dos processos   das conferências municipais. Ao todo, foram 165 propostas debatidas e aprovadas e, ao final do processo, por meio de votação, foram definidas as 12 propostas prioritárias que irão ser defendidas na etapa nacional em Brasília. O objetivo desse processo é propor diretrizes para a formulação de políticas de vigilância em saúde, bem como a implementação dos programas e ações da vigilância e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação social.

Os representantes da UPF foram eleitos Delegados Estaduais junto a Leonilde Zamuner, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Passo Fundo, e defenderão as propostas prioritárias definidas na Conferência Estadual, na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que ocorrerá em Brasília, entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.