Universidade

Reitoria da UPF conhece as instalações do Parque de Geração Solar Fotovoltaica

23/04/2018

15:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Parque está sendo instalado no Campus I da UPF, contemplando 54 painéis fotovoltaicos

A produção de energia renovável tem sido implementada na Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio do Parque de Geração Solar Fotovoltaica, projeto que está em fase final de construção. O Parque de 750 m² contará com 54 painéis fotovoltaicos posicionados em estruturas fixas no solo, com potência total de 17,55 KWp. Serão dois conjuntos, de 30 e 24 módulos, dispostos na orientação norte, obtendo o melhor índice de incidência solar na superfície dos painéis fotovoltaicos.

Na manhã desta segunda-feira, dia 23 de abril, a Reitoria da UPF e membros da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) visitaram o espaço onde está sendo instalado o Parque, na Quadra R do Campus I, nas proximidades do prédio do curso de Direito. Na oportunidade, puderem conhecer de perto a estrutura, saber mais sobre a capacidade de energia instalada e sobre a projeção de implementação de outros projetos que promovem a difusão de tecnologias verdes.

Presente na visita, a presidente da FUPF, professora Maristela Capacchi, destacou que um projeto de autossustentabilidade é importante. “Como universidade, temos a obrigação de buscar alternativas para sermos autossustentáveis. Para nós, é fundamental essa primeira placa e a intenção é seguir ampliando para toda nossa Instituição”, afirmou.

O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, reconheceu a iniciativa e destacou a relevância do momento de apresentação da primeira placa. “Damos os primeiros passos na instalação do Parque, que, além de beneficiar a Instituição do ponto de vista do consumo, vai servir como referência aos alunos e professores, que terão espaço de ensino de tecnologias”, disse.

Para o vice-reitor Administrativo, professor Agenor Dias de Meira Junior, o Parque representa o marco inicial. Como gestores da Instituição, é um grande sonho contar com a autonomia em energia, seja ela solar ou eólica, desde que seja uma energia limpa, renovável e que não polua. Temos condições de avançar no sentido de nos tornarmos autônomos em energia e ainda fornecer energia para a rede”, frisa ele, apontando que o projeto ainda traz ganhos do ponto de vista acadêmico. “Somos uma universidade que tem responsabilidade social e também busca desenvolver tecnologias. Esse espaço vai oportunizar isso, a pesquisa e o ensino com avanços tecnológicos”, justifica.

O Parque Solar Fotovoltaico está sendo realizado pela Divisão de Infraestrutura e Logística da UPF, por meio dos Setores Sistemas Elétricos, Engenharia e Projetos, Saneamento Ambiental, Manutenção Predial e Ajardinamento, juntamente com o grupo de Extensão Green Energy, do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear). Estiveram presentes na apresentação, além da presidente da FUPF, do reitor e do vice-reitor Administrativo, o diretor administrativo financeiro José Luis de Freitas; o coordenador da Divisão de Infraestrutura e Logística Everton Klein e representantes dos demais setores envolvidos no projeto.

Parque Solar

Conforme o engenheiro Rangel Casanova Daneli, o projeto conta também com participação da empresa multinacional do ramo elétrico WEG e outros apoiadores. Segundo ele, cada painel fotovoltaico tem dimensão de 2 metros de altura e 1 metro de largura, obtendo a potência máxima de 325 KWp/módulo. A superfície total de captação da energia do sol será de 108 m², com geração de energia de até 2300 KWh/mês. “O Parque Solar Fotovoltaico contempla a primeira etapa do Complexo de Energias Renováveis UPF. “Temos projeções futuras de extensão a Energia Eólica e conceitos de construções sustentáveis, além de tecnologias que visem à eficiência energética e ao uso consciente de recursos renováveis para o consumo”, destacou ele.