Geral

Reitores participam de reunião do Comung

24/03/2017

17:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas teve a primeira reunião ordinária do ano em Cruz Alta

Presidido pelo reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor José Carlos Carles de Souza, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) tem o propósito de fortalecer as instituições comunitárias, integrar suas ações e promover seu desenvolvimento individual e coletivo. Nesta sexta-feira, 24 de março, reitores e representantes de diversas universidades participaram da primeira reunião ordinária de 2017. 

Na pauta do encontro, estavam questões como a elaboração de um termo de cooperação entre o Fórum dos Coredes e o Comung, a estruturação da parceria entre a entidade e a Secretaria de Educação do Estado, a implantação da sede do Comung em Brasília, a realização de atividades em defesa da filantropia e a promoção do V Fórum de Gestão e Inovação.

Segundo José Carlos, a ideia é ampliar as ações conjuntas. “O Comung tem um propósito que, primeiro, objetiva definir ações conjuntas, unindo todo o segmento nacional comunitário do ensino superior, potencializando as ações naquilo que cada instituição tem de saliente, aproximando as atividades e promovendo o crescimento de todo segmento”, destacou.

O presidente também ressaltou a importância de se dar visibilidade para essas iniciativas colegiadas, mostrando a força de cada uma, mas também a força das instituições no estado. “As instituições são conhecidas individualmente, mas, como segmento, o Comung ainda é pouco divulgado no Rio Grande do Sul. Há ações que já estamos desenvolvendo dentro do interesse das comunitárias, como as relacionadas às dificuldades do Fies, por exemplo, temática que recebe a atenção de um grupo de estudos e trabalho especificamente constituído para analisar a realidade e buscar alternativas. Além disso, também desenvolvemos trabalhos relacionados à questão da filantropia, que é assunto muito delicado para todas as instituições e que vem sendo questionada. Precisamos estar ligados e propondo iniciativas”, explicou.

Módulo do MBA
Juntamente com a reunião, ocorreu a terceira edição do MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior (IES), promovido pela Universidade de Caxias do Sul, em parceria com o Comung. Os vice-reitores de Graduação, Rosani Sgari, e Administrativo, Agenor Dias de Meira Junior, da UPF integram a turma. 

De acordo com a coordenadora da atividade, professora Ana Lucia Buogo, a realização dessas ações de forma paralela foi importante, pois proporcionou um momento de encontro, troca de experiências e ideias. “Esse encontro é de extrema importância na medida em que estamos encerrando um ciclo com essa terceira edição do MBA em Gestão de IES, promovido pela Universidade de Caxias do Sul, em associação com o Consórcio, e hoje é o momento em que os alunos terão a oportunidade para apresentar aos reitores as experiências que foram vivenciadas no módulo internacional, no Canadá, além de propostas de ações para serem implementadas”, disse.

O palestrante desse módulo foi o professor Paulo Monteiro Vieira Braga, Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação. Imerso nas questões que envolvem as instituições comunitárias, ele reforçou a importância do diálogo. “Essa é a 12ª instituição integrante do Comung que eu conheço. Nesses encontros, tenho a oportunidade de dialogar com o Consórcio, que tem uma agenda importante para o desenvolvimento das instituições de ensino superior e, por isso, precisam estar em sintonia com o Ministério da Educação”, pontuou.

Galeria de Vídeos