Universidade

Reitor recepciona intercambistas

23/08/2016

17:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Encontro aconteceu nesta terça-feira (23)

A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebe, neste segundo semestre, um novo grupo de intercambistas. Nesta terça-feira, 23 de agosto, os alunos foram recepcionados pelo reitor José Carlos Carles de Souza, que deu as boas-vindas e desejou uma boa estada na Instituição.


Estrangeiros irão estudar em vários cursos


Ao todo, 14 estudantes, vindos da Argentina, México, Chile e Espanha, estudarão na UPF em diferentes cursos, tais como de Arquitetura, Enfermagem, Agronomia, Design de Moda, Artes Visuais e Engenharia Civil. Durante o encontro, o reitor comentou sobre a importância dessa experiência. “Espero que vocês tirem proveito da vivência na Universidade. Usufruam de todo o espaço da Instituição, não somente os das salas de aula, e façam uma integração cultural, conhecendo a nossa gastronomia e os nossos costumes, por exemplo”, recomendou.

A coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, professora Maria Elisabete Mariano dos Santos, acompanhou os estrangeiros. Para ela, recebê-los é uma forma de ampliar a internacionalização da Instituição. “Ela se caracteriza por ser um processo ativo e crescente, tanto no sentido de termos esses jovens conosco quanto de encaminharmos acadêmicos nossos para o exterior”, afirmou, dando destaque, ainda, à heterogeneidade do grupo, oriundo de universidades parceiras da UPF na questão do intercâmbio acadêmico.

Acomodados na cidade, os alunos já participam de estudos da língua portuguesa. Segundo Maria Elisabete, eles estão bem dispostos a viver a experiência de aprendizado em outro país. “Há uma boa energia e vontade de aprender coisas novas e realizar trocas culturais. De certa forma, a vivência deles motiva os estudantes da Instituição a fazer o mesmo e isso contribui com as suas formações pessoais e profissionais”, pensa.