Visitas institucionais

Reitor recebe visita de representantes do Instituto Libertarte

24/02/2017

14:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor José Carlos Carles de Souza, recebeu, na última quinta-feira, 23 de fevereiro, a visita de representantes do Instituto Libertarte. Na oportunidade, a presidente do Instituto, advogada Maiaja Franken de Freitas, e o sócio-fundador da entidade, juiz de Direito e professor da Faculdade de Direito da UPF, Dalmir Franklin de Oliveira Junior, agradeceram o apoio da Instituição e conversaram a respeito da assinatura de um Termo de Parceria, para a execução dos projetos apesentados.

O Instituto

O Instituto Libertarte é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), de caráter beneficente e assistencial, fundada em 24 de junho de 2016, com o fito de realizar ações socioassistenciais, de forma gratuita, continuada e planejada, tendo como foco especial crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

Criado a partir do projeto Banda Liberdade, o Instituto foi inicialmente formado por adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas em meio fechado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Passo Fundo. Sua criação se deu a partir do desejo do magistrado do Juizado da Infância e Juventude de Passo Fundo, em parceria com o então psicopedagogo do Case, e também pela participação voluntária de um filósofo e de um músico, todos preocupados em mudar a vida dos adolescentes.

Segundo os sócios, a iniciativa busca mostrar a possibilidade de um novo olhar sobre a vida, utilizando a música para abrir novos horizontes junto a esses adolescentes, potencializando o retorno à sociedade, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a elevação e manutenção da qualidade de vida.

A organização é composta pelos sócios Alexandre Miranda Ferreira de Freitas, Carine Silveira, Dalmir Franklin de Oliveira Junior, Daniela Cidade Werle, Diogo Zanatta, Gabriela Ferraz Zanella, Maiaja Franken de Freitas, Ricardo Pacheco, Ronaldo Matheus Philippsen, Ronaldo Recaldes, Wagner Ghelen e Waghner Pacheco.