Geral

Reitor participa da solenidade de entrega da obra de reestruturação da Delegacia de Pronto Atendimento

20/04/2018

20:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

UPF, por meio do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, realizou o projeto de readequação do espaço interno

O reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), professor José Carlos Carles de Souza, participou da solenidade de entrega da obra de reestruturação da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo, que ocorreu na sexta-feira, 20 de abril. A UPF, por meio do Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Naduc/Fear), realizou o projeto de readequação do espaço interno. Diversas autoridades e convidados também participaram da solenidade.

O projeto de readequação do espaço interno, contemplou a ampliação de uma sala de espera, criação de uma sala específica para OAB, e um balcão para atendimento à imprensa, assim como a criação de duas celas individuais para homens e mulheres. “A UPF está sempre à disposição da comunidade para auxiliar nas necessidades das entidades. Vislumbramos aqui neste prédio da Polícia Civil uma oportunidade do nosso setor de engenharia e arquitetura prestar uma assessoria no projeto para a reformulação do espaço e com muita alegria estamos hoje aqui para a inauguração desse espaço, que beneficiará toda a comunidade”, destacou o reitor da UPF.

O espaço também contempla a separação física entre os guichês de atendimento, assim como a implantação de um tablado possibilitando que os policiais fiquem em uma posição mais elevada ficando em uma situação de monitoramento também ao registrar as ocorrências. “O Núcleo tem contribuído e colaborado com a sociedade, cumprindo sua função social. O projeto de remodelação da Delegacia foi feito em cima do que já existia, buscando um custo mínimo e um aproveitamento máximo. Todo o espaço foi pensado em conjunto com os delegados e percebemos como o pessoal ficou satisfeito. Os arquitetos do Núcleo estão de parabéns porque fizeram um belíssimo trabalho na organização dos espaços”, ressaltou o coordenador do Naduc, Luiz Roberto Medeiros Gosch.

A readequação do espaço oferta um atendimento mais humanizado, tanto para os profissionais que atuam no local, como para os acusados e vítimas que registram ocorrências e prestam depoimentos à Polícia Civil. A obra contou com apoio de diversas entidades. “É um dia de comemoração para a comunidade, porque há mais de 20 anos esperávamos por esse momento. Era algo que parecia impossível, chamado pela comunidade de elefante branco, que significa algo que não tinha perspectivas. Quando temos dificuldades, precisamos de apoio e recebemos o apoio de órgãos e instituições que acreditaram no projeto. Já tivemos o aporte de R$ 120 mil e com o incremento de outras verbas a obra totalizará R$ 180 mil”, comentou o delegado de Polícia titular da DPPA, Gilberto Mutti Dumke. 

O Delegado de Polícia Regional, Adroaldo Schenkel, também acompanhou toda a trajetória do prédio, desde o início. “A entrega dessa obra é motivo de imensa satisfação. Espero ver o prédio todo concluído até me aposentar”, brincou o delegado, ressaltando o empenho de todos os delegados, funcionários, chefia de Polícia e instituições que contribuíram para a reestruturação do local. O trabalho da UPF também foi destacado. “Agradecemos também a UPF, que prontamente assumiu o compromisso de elaborar esse projeto arquitetônico. Foi com certeza uma verdadeira aula para os alunos e arquitetos projetarem esse local, para acomodar da melhor forma possível o público e os funcionários”, enfatizou Schenkel.

O chefe de Polícia do RS, Emerson Wendt, também esteve presente da solenidade. “É uma satisfação participar dessa entrega onde as pessoas da própria comunidade, os órgãos instituídos, acabam auxiliando bastante para que possamos dar melhores de condições de trabalho ao nosso policial. Eu sei que a Central de Polícia aqui de Passo Fundo é uma reivindicação antiga”, declarou Wendt.

Galeria de Vídeos