Geral

Reforma tributária em pauta na UPF

21/10/2016

17:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) e do diretório acadêmico da unidade, juntamente com a Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul (ACCRGS), promoveu, no dia 20 de outubro, a palestra “Reforma tributária, educação fiscal e imposto justo”. A atividade aconteceu no Centro de Eventos, Campus I, e foi uma promoção da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco); do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Passo Fundo (SindiContabil); do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional); e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (SESCON-RS).


Público lotou o Centro de Eventos da UPF, na noite de quinta-feira, 20 de outubro


A palestra de abertura foi proferida por Kleber Cabral, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco), que tem participado, a convite do Congresso Nacional, das audiências públicas quando o assunto é reforma tributária e outros temas que dizem respeito às atribuições do fisco federal. O palestrante falou sobre a necessidade de rever esse sistema tributário brasileiro. “A carga tributária brasileira é elevada e, acima de tudo, se distribui de forma desigual. O sistema tributário é muito calcado na tributação sobre o consumo, que faz com que as pessoas de menor renda sejam mais tributadas. A pessoa vai no supermercado, por exemplo, e de 30% a 40% do que ela paga são tributos. Para quem deixa boa parte de sua renda nessa área, acaba sendo muito mais pesado do que para as pessoas de alta renda”, destacou Cabral.

Na opinião do palestrante, uma das maneiras de amenizar essa carga tributária seria reduzir essa tributação sobre o consumo. “Reduzir essa tributação sobre o consumo é o grande desafio, que envolve estados e municípios, e equalizar isso com o aumento de tributação sobre a renda e sobre o patrimônio. No que concerne a tributação sobre a renda, há uma grande assimetria entre pessoa física e jurídica, que precisa ser corrigida. Hoje a pessoa física paga mais do que a pessoa jurídica. Tem uma camada da população que acaba pagando mais do que as outras”, ressaltou o presidente da Unafisco.

Cabral também falou sobre o combate à sonegação fiscal. Enfatizou que a Receita Federal tem instrumentos muito eficientes de troca de informações, mas que encontra dificuldades de combater as grandes sonegações. “Esses instrumentos, infelizmente, não atingem os grandes planejamentos e os ousados mecanismos de sonegação, que contam com grandes assessorias e escritórios sofisticados, além da lavagem de dinheiro, oriunda de organizações criminosas”, pontuou.

Além disso, o palestrante salientou a falta de uma legislação com punições efetivas para os sonegadores e também abordou a educação fiscal, onde o estado brasileiro acaba deseducando o contribuinte.

O evento integrou a programação da XI Semana Acadêmica Integrada da Feac e comemorou o décimo quarto aniversário da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. Participaram da mesa de abertura a presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Maristela Capacchi, o diretor da Feac e presidente da Academia de Ciências Contábeis do RS, Eloi Dalla Vecchia, a presidente da Delegacia Sindical em Passo Fundo do Sindifisco, Simone Machado, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Antonio Carlos de Castro Palácios, o presidente do Conselho Regional de Administração do RS, Valter Luiz de Lemos, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UPF e presidente da Associação dos Economistas do Planalto Médio, Marco Montoya, o presidente do Sindicato dos Técnicos em Contabilidade e Contadores de Passo Fundo, Edson Salvador, o vereador Vilson Lill, o secretário municipal da Fazenda, Gilberto Bedin, o vice-presidente Regional do Sescon/RS, Gilberto Zanin de Souza, o superintendente-adjunto da 10ª Região Fiscal, Luiz Fernando Lorenzi, o delegado da Receita Federal em Passo Fundo, Leandro Tessaro Ramos, o secretário geral do Sindifisco, Rogério Said Calil, e a presidente do Diretório Acadêmico da Feac, Rafaela Bortolin, além do palestrante da noite. A abertura do evento também contou com a apresentação musical do Grupo de Choro da UPF.