Geral

Projeto Zion debate o uso da internet e sua segurança

29/03/2017

09:44

Por: Matheus Colombo

Fotos: Divulgação

Parceria entre o curso de Ciência da Computação e o Projeto Ponto de Cinema UPF busca usar o audiovisual como recurso para debater a segurança e a privacidade na web

O debate sobre o uso da internet e sua segurança se amplia de diversas formas, principalmente quando temos o acesso amplificado à informação. Em muitos lugares, não há uma lei específica que garanta a segurança e proteção de seus usuários. Colocando em debate, de maneira multidisciplinar, a privacidade e a segurança de recursos tecnológicos, surge o Projeto Zion.

Dentre as ações do projeto, se estabeleceu a parceria com o Ponto de Cinema UPF, a qual busca a ampliação do debate através do audiovisual, como destaca o coordenador do Ponto de Cinema, professor Fábio Rockenbach. “O tema já foi debatido na semana acadêmica do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) no ano passado, sob outra abordagem, e de forma transversal com a discussão do documentário Termos e Condições de Uso. O projeto Zion só comprova a sua abrangência e a necessidade de debater a privacidade na rede num tempo em que todos vivemos conectados", disse.

O docente ainda destaca o trabalho do Ponto de Cinema com outras áreas, e sua grande expansão e possibilidades de debates usando o audiovisual. “O projeto já mostrou que o cinema pode ser usado como impulsionador para amplos debates em várias áreas. Já se debateu, por ações do Ponto, temas envolvendo saúde, medicina, relações de trabalho, feminismo, educação. Não seria justamente em um tema tão contemporâneo e essencial que ele seria deixado de lado”, finaliza.

O Projeto
Segundo o coordenador do Projeto Zion e professor do curso de Ciência da Computação, Victor Billy da Silva, os debates têm o objetivo de exercer um pensamento sobre a segurança digital, aproximando o tema através de filmes que auxiliem na compreensão do assunto.

O primeiro debate, que acontece na quinta-feira, 30 de março, às 17h45min, no auditório do Iceg (LCI), Campus I, partirá da exibição da conferência realizada no TED “Snowden: é assim que retomaremos a internet”. Fomentarão a discussão o professor Victor Billy da Silva e o professor e sociológo Vinicius Rauber.
 
Para o coordenador do projeto, a discussão sobre o caso Snowden levanta uma questão: herói ou vilão? “Dessa forma, vamos discutir a questão dele e trazer à tona dados de espionagem internacional da agência de inteligência americana, e o que nos afeta, enquanto sociedade”. Ainda, segundo Billy, o projeto pretende realizar, ao longo do semestre, pelo menos uma vez por mês, cinedebates itinerantes, trabalhando, além dos debates, a formação de pais, professores e alunos.

Serviço:
Projeto Zion: a internet que nos roubaram
Quando: dia 30 de março, às 17h45min, no auditório do Iceg (LCI), com entrada gratuita.