Geral

Projeto do Arquivo Histórico Regional/UPF e do Instituto Histórico de Passo Fundo é um dos vencedores do Prêmio Funcultura

14/02/2018

17:40

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

“Museu a céu aberto: turismo, educação e cultura” receberá recursos do Funcultura

O projeto “Museu a céu aberto: turismo, educação e cultura”, com ações que envolvem o Cemitério Vera Cruz, promovido pelo Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e Arquivo Histórico Regional (AHR) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), é um dos vencedores da 3ª edição do Prêmio Funcultura, da Secretaria Municipal de Cultura.

Esse programa de ações tem como propósito maior estimular e promover um novo olhar acerca dos espaços cemiteriais, em específico sobre o Cemitério Vera Cruz, instigando na comunidade a curiosidade e o entendimento desse lugar para além da última morada, mas também como vetor de conhecimento histórico, social e cultural. A ideia é produzir e publicar materiais acadêmico-científicos e de divulgação referentes ao Cemitério Vera Cruz como Museu a Céu Aberto; organizar e promover palestras, debates e passeios guiados no Cemitério; e instalar placas de identificação para a comunidade vivenciar o local como espaço de memória e de turismo cultural.

Em 2014, as equipes do Instituto Histórico de Passo Fundo e do Arquivo Histórico de Passo Fundo iniciaram um programa amplo de atividades concernentes ao Cemitério Vera Cruz. Naquele ano, foi lançada a primeira edição (impressa e digital) do guia de visitação do Cemitério. Desde então, ações são promovidas visando constituir a noção de Museu a Céu Aberto e também instigar o uso do cemitério como local para a educação patrimonial, histórica e cultural na cidade. 

A premiação será entregue em março e, dentre as ações previstas no Programa, estão a publicação de uma obra; o lançamento da segunda versão (atualizada) do Guia de Visitação do Cemitério Vera Cruz; workshops; exposição e visitas guiadas ao espaço cemiterial. O prazo de execução das ações é de 12 meses, a contar da data do recebimento do prêmio.

Sobre o Prêmio Funcultura
São premiados oito projetos das áreas de teatro, música, literatura e eventos culturais no valor de R$ 10 mil cada, totalizando R$ 80 mil para a realização das ações propostas. A promoção do Prêmio Funcultura é da Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cultura.