Extensão

Projeto de extensão de Química promove ação de sensibilização sobre o reuso do óleo de cozinha

02/10/2017

11:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Os acadêmicos e professores integrantes dos projetos de extensão do curso de Química da Universidade de Passo Fundo (UPF) estiveram presentes, na última terça-feira, dia 26 de setembro, na Escola de Educação Infantil Estrela da Manhã, para o desenvolvimento de uma ação de sensibilização e socialização com professores, alunos e pais sobre o descarte e o reuso do óleo de cozinha.

A escola, localizada no Bairro Dona Elisa, está sob a direção da professora Fernanda Amoretti e coordenação da professora Viviane Fátima Lima do Prado e conta com um total de 223 alunos – crianças de 0 a 6 anos de idade –, divididos em 12 turmas (manhã e tarde), 12 professores e seis assistentes. Durante a atividade, foram abordados temas como o descarte correto do óleo de cozinha usado, a importância do cuidado com a natureza e o que pode ser feito para ajudar o meio ambiente.

A escola, que já possui ações ambientais, agora conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e com os acadêmicos do curso de Química Bacharelado e Licenciatura da UPF, integrantes dos projetos de extensão “Fazendo a Lição de Casa” e “Produção de biocombustível com resíduos de óleo usado na região de abrangência da UPF”.

A parceria com a escola ainda tem como propósito realizar uma série de ações, como atividades ambientais educativas de sensibilização para as crianças, formação continuada com os professores e ações de sensibilização com os pais. Também, está sendo implementado um ponto de coleta do óleo de cozinha usado na escola, visando ao incentivo ao reaproveitamento do material para a produção de biocombustível e sabão, por exemplo.