Extensão

Projeto de Extensão Cenários em Saúde da Família realiza ação sobre saúde bucal na EMEI Geny Araújo Rebechi

09/10/2017

10:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os dentes de leite, apesar de durarem pouco tempo, desempenham um papel importante na vida das crianças: eles auxiliam na mastigação e no desenvolvimento correto da fala, guardam espaço para os dentes permanentes e os guiam ao lugar correto. Por isso, adquirir hábitos de higiene bucal ainda na infância é fundamental. Foi justamente com o objetivo de estimular esses costumes entre as crianças, desde os primeiros anos de vida, que o Projeto de Extensão Cenários em Saúde da Família, da Universidade de Passo Fundo (UPF), promoveu, na quinta-feira, dia 5 de outubro, atividades educativas junto à Escola Municipal de Educação Infantil Geny Araújo Rebechi. 

Por meio de dinâmicas, teatros e brincadeiras com fantoches, um grupo formado por acadêmicos do curso de Odontologia e de Medicina que integram o projeto apresentou aos pequenos estudantes matriculados no Pré II informações sobre as doenças que são causadas pela falta de cuidado com a cavidade bucal – como a cárie, que acomete os dentes, e a doença periodontal, que compromete tecidos, como a gengiva –, além de os orientarem sobre como manter uma boca saudável, escovando os dentes após as refeições e utilizando o fio dental regularmente, por exemplo.

Conforme a acadêmica de Medicina Iara Trevizan, a intenção é que, ao participarem de atividades como essa, as crianças se conscientizem sobre a importância de manter hábitos saudáveis e se tornem multiplicadoras das informações que recebem. “Com a iniciativa, as crianças adquirem o hábito de cuidar de sua saúde bucal e também estimulam seus pais e familiares”, comenta.

Conforme destaca a diretora da EMEI, Tamara Machado, as informações repassadas aos pequenos em forma de brincadeiras possibilitaram que eles, além de se divertir, aprendessem. “No dia seguinte ao da realização da atividade, as crianças chegaram na escola lembrando os passos da escovação, que foram repassados pelas acadêmicas. Isso nos mostra que a ação teve um significado importante para elas”, ressalta.

Sobre o projeto de extensão Cenários em Saúde da Família

Vinculado ao curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo, o projeto de extensão Cenários em Saúde da Família desenvolve ações interprofissionais e interdisciplinares planejadas e executadas pelos próprios estudantes, abordando, especialmente, questões ligadas às áreas da saúde e da cidadania. Atualmente, o Projeto atua junto à EMEI Geny Araújo Rebechi, localizada no Loteamento Manoel Corralo, mas a intenção é de, com o tempo, ir além dos muros escolares e desenvolver ações que integrem toda a comunidade.